PRÓ-TV


XÊNIA BIER


Xênia Bier, importante apresentadora brasileira., chama-se em verdade Vilma.Ela nasceu na capital paulista, no bairro do Itaim.

Sua carreira artística começou no final da década de 50, na TV Cultura de São Paulo. Ela foi um destaque naquela emissora, e apresentava -se ao lado dos importantes jornalistas Ney Gonçalves Dias,do produtor Fausto Rocha e do Jacinto Figueira, o famoso: ” Homem do Sapato Branco”. Logo ela passou a ser a apresentadora exclusiva do programa” Light Convida”, em que comandava um programa de entrevistas, bastante moderno para a época, pois não era um programa feminino comum, e sim um programa que colocava temas que interessavam às mulheres, mas eram combativos. E ela foi se firmando como a apresentadora mais combativa do vídeo brasileiro.

Mas Xênia Bier também quis ser atriz. Participou na TV Cultura, das novelas: ” As Professorinhas”, ” Escrava do Silêncio”, ” O Moço Loiro”.

Depois Xênia passou para a TV Bandeirantes, mas só como apresentadora, que passou a ser o ” seu forte”. Apresentava o programa: ” Xênia e Você”, às 15 horas, que ficou no ar por vários anos. Por seu programa passavam psicanalistas famosos, como José Ângelo Gaiarsa, o filósofo Huberto Rohden, o astrólogo Antônio Facciolo Neto, o professor De Rose, pioneiro de Yoga e muitos outros mestres. Depois de algum tempo, X~enia foi para a Rede Globo, quando esta lançou o famoso programa ” TV Mulher”. Ao seu lado estavam figuras exponênciais, como: Marta Suplicy, Clodovil Hernandez, Marilia Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Ala Szerman e ela, Xênia Bier. depois ela passou para a Rede Manchete, onde ficou por pouco tempo.Em seguida, foi para a TV Gazeta, e fez o programa : ” Mulheres”.

Xênia também sempre escreveu para a Revista Contigo e mais tarde para a revista eletrônica ” M de Mulher”. Na década de 60 e 70, Xênia também fez programas de rádio. Esteve na Rádio Bandeirantes e na Rádio Capital.

De voz forte, temperamento idem, grande inteligência e personalidade marcante, Xênia Bier foi a apresentadora que mais marcou, dentro do cenário televisivo do Brasil. Suas falas passaram para a história.Polêmica, às vezes ranzinza, mas sempre inteligente e combativa, ela é inesquecível.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais