MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WILLIAM WAACK


William Waack nasceu em São Paulo, em 30 de agosto de 1952. Ele é um importante jornalista brasileiro. Formou-se pela USP, que é a Univrsidade de São Paulo, em Jornalismo. Cursou também Ciências Políticas, Sociologia e Comunicaçã na Universidade de Mainz, na Alemanha e fez mestrado em Relações Internacionais.

William Waack trabalhos em vários jornais escritos do Brasil.Trabalhou nas seguintes redações: “O Estado de São Paulo”, ” O Jornal do Brasil”,a “Revista Veja”. Nesses jornais trabalhou como editor de Economia, Internacional, Política. Foi secretário de redação. editor-chefe e repórter. Esta foi a função que mais teve.

Por vinte anos, William Waack foi correspondente internacional na Alemanha, no Reino Unido, na Rússia e no Oriente Médio. Cobriu os principais acontecimentos de âmbito internacional, tais como: A Guerra Fria, a Revolução no Irã,a derrubada do Muro de Berlim, o fim da União Soviética, o fim do socialismo na Europa. Sempre como enviado especial. Participou da cobertura de seis guerras no Oriente Médio e dois nos Balcãs.

Publicou quatro livros sobre esses assuntos e venceu dois Prêmios Esso de Jornalismo. Um pela cobertura da Guerra do Golfo, em 1991. Outro Prêmio Esso, em 1993,foi por ter revelado informações até então sigilosas, de arquivos da KGB, soviética, sobre a Intentona Comunista de 1935, no Brasil Esse livro, que ficou famoso, se chama: ” Camaradas”.

Desde 1996, William Waack trabalha na Rede Globo, embora só tenha voltado ao Brasil em 2000. Ultimamente trabalhou cobrindo crises entre Colômbia e Argentina. Fez também várias matérias especiais para o ” Jornal Nacional. Foi enviado aos Estados Unidos, para cobrir a reeleição de George Busch. Fez em Nova York, apresentação de dois programas ” Painel”, para a Globo News. Aproveitou o tempo em que esteve fazendo esses trabalhos nos Estados Unidos, para lecionar na Universidade de Nova York.

Com a saída de Ana Paula Padrão do ” Jornal da Globo”,jornal do fim da noite na TV Globo, William Waack , ao lado de Chistian Pelajo passou a apresentá-lo. Em 2006, o jornalista passou também a assinar uma coluna na editora” Mundo”, do portal de notícias: G1. Eventualmente ele apresente o ” Jornal Nacional”, em substituição de William Bonner.

William Waak é um dos principais jornalistas do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação