MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WASHINGTON OLIVETTO


O nome completo do publicitário Washington Olivetto é Washington Luiz Olivetto. Ele nasceu em São Paulo, capital, em 29 de setembro de 1951.

Ele é responsável por grandes campanhas publicitárias nacionais.

Olivetto fez faculdade de publicidade na FAAP- Fundação Armando Álvares Penteado., mas não concluiu o curso.

O começo de sua carreira como publicitário foi na “ Harding Jimenez”. Passou depois para a” Lince Publicidade”, para a “Casabranca”, e em seguida para a “DPZ”. Foi quando ganhou o seu primeiro “ Leão de Ouro”, prêmio publicitário no Festival de Cannes, em 1974. Isso aconteceu com o filme”Homem Com Mais de 40 Anos”. Na DPZ, Olivetto fez dupla de criação com Francesc Petit, diretor de arte.. Juntos eles realizaram vários trabalhos premiados. Foram eles que criaram, por exemplo, o “ garoto da Bom Brill”, com o ator Carlos Moreno, que fez muito sucesso e ficou muitos anos no ar. Esse comercial foi até para o Guiness Book, com o comercial de maior permanência no ar.

Na DPZ, Olivetto se tornou diretor de criação.

Em 1986, saindo da DPZ, associou-se a agência suíça GGK que se tornou W/ GGK. Ao lado dos sócios Gabriel Zellimeister e Javier Liussá Ciuret, Olivetto passou ao controle total da agência, que passou a se chamar: “ W/Brasil”; Em seguida colocaram filiais nos Estados Unidos, em Portugal, e na Espanha. A W/Brasil tornou-se uma das agências mais premiadas do mundo, tendo recebido quase 1000 prêmios, entre Leões do Festival de Cannes, Clio Awards, CCSP e outros.

Comerciais memoráveis:O casal Unibanco;o filme sobre Hitler, para a Folha de São Paulo; o Primeiro Sutiã, para a Valisere; e outros. E eles estão entre os melhores comerciais do mundo.

Fernando Morais, escreveu uma biografia sobre Washington Olivetto, em 2005, narrando a história de seu seqüestro.

Em 2010, a W/Brasil se uniu à McCann gerando a WMcann uma das 5 maiores agências do Brasil. Olivetto é Chairman de WMcCan ; é CCO da McCann Wordgroup América Latina e Caribe.

O publicitário já lançou seis livros, entre eles: “ Só Os Patetas Jantam Mal na Disney” e “ Corinthians É Preto No Branco”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação