MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WANDERLÉA


Wanderléa nasceu na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, em 5 de junho de 1944.

Menina alegre e feliz,seu nome é Wanderléa Charlup Boere Salim. Simplificou o nome, quando aparece una TV Record e, ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, cantava eajudava a apresentar o programa: “Jovem Guarda”.Esse programa foi umenorme sucesso, e ele lhe rendeu louros até hoje. Foi o carro chefe domovimento da música jovem de 1965.Acontecia nas tardes de domingo, e era vistopor todo mundo. A esse programa compareciam todos os cantores desse gênero demúsica e todos ficaram famosos, ou mais ou menos. Wanderléa brilhou.

Moçabonita, de boa altura, corpo bem feito, olhos verdes e cabelos castanho-alourado, cantava e dançava, com trejeitos todos seus.Em verdade, a moça foicriada no Rio de Janeiro, para onde a família se mudou, quando ela estava com 9anos. Iniciou então sua carreira artística cantando em programasinfantis: Clube do Guri e Vovô Odilon, nas emissoras Mayrink Veiga e Tupi. Elogo depois ganhou o título da Mais Bela Voz Infantil, que lhe foiconferido pela TV Rio.

Em 1959, ainda menina, gravou um disco em 78 rpm,com umacanção em inglês e uma em português. O disco foi bem aceito e ela gravoulogo outro, com as músicas:”Quero amar”, e “Ao nascer do Sol’.Estava aberto o caminho de Wanderléa e ela gravou seu primeiro LP. Foi quando acantora conheceu Roberto Carlos e passou a integrar o grupo lideradoele por ele, que foi lançado em 1965. A popularidade delafoi instantânea. Ganhou o apelido de Ternurinha. Gravou ossucessos:”Pare o Casamento”; “Ternura”; “Tempo deAmor”; “Prova de Amor”. Em 1968 apareceu nosfilmes:”Juventude e Ternura”;e “Roberto Carlos e o Diamante Corde Rosa”.

Em 1973 fez o show “Wanderléa Maravilhosa”, no TeatroJoão Caetano, no Rio de Janeiro. E então gravou um LP com o mesmo nome. Em1975 apresentou o show “Feito Gente”,no Teatro Teresa Raquel, queresultou num outro LP homônimo. Na década de 90 fez um show, um revivalda época Jovem Guarda.

Além disso, que aqui está relatado, Wanderléa foi atriz e gravou trilhas sonoras de novelas. Seu nome é inesquecível e todos ainda a chamam de Ternurinha.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação