MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VANUSA


O nome completo de Vanusa era Vanusa Santos Flores. Ela nasceu em 22 de setembro de 1947, na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba paulista, sendo criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal.

Aos dezesseis anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions. Em uma das apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, da agência de propaganda Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo.

A agência cuidava dos interesses do programa “Jovem Guarda” da TV Record. Mas ela acabou se apresentando na TV Excelsior, no programa de Eduardo Araújo, “O Bom”. Fez sucesso e foi contratada pela RCA Victor.

No seu lançamento, a canção “Pra Nunca Mais Chorar” (Eduardo Araújo e Carlos Imperial) estourou nas paradas e levou Vanusa a participar do programa “Jovem Guarda” da TV Record, em suas duas últimas edições.

Nesse início de carreira, já com sucesso, Vanusa integrou, em 1967, o elenco do programa “Os Adoráveis Trapalhões”, na TV Excelsior. Ela entrou substituindo Ted Boy Marino que tinha ido para a TV Globo. O sucesso da atração continuou. O quarteto era ela, Ivon Cury, Renato Aragão e Wanderley Cardoso.

Essa experiência a levou a ser convidada para atrações semelhantes, mais tarde. Esteve em 1969 no humorístico “Na Onda da Augusta” na TV Record; em 1971 em “Os Insociáveis” também na Record. Entre 1978 e 1979 participou do programa “Os Trapalhões” na TV Globo. Nos anos 1980 foi convidada do programa “Bronco” na TV Bandeirantes. Em 1999 esteve em “Ô Coitado“, seriado cômico no SBT.

Sua presença em novelas também tem destaque. Em 1977, entre 9 de maio e 20 de agosto, estrelou “Cinderela 77″ uma novela experimental da TV Tupi, onde viveu a personagem título. Seu príncipe era o cantor e apresentador Ronnie Von. Ainda na teledramaturgia Vanusa esteve em “Marron Glacê” em 1979 e em “O Amor é Nosso” em 1981,ambas na TV Globo.

Nos palcos do teatro a cantora teve presença numa montagem de “Hair” em 1972, e em 2013 foi uma das estrelas do show teatral “Salve Rainhas“.

No Cinema, Vanusa participou, em 1969, do filme “Pobre Príncipe Encantado”, estrelado pelo cantor Wanderley Cardoso.

Por dois anos seguidos, foi eleita “Rainha da Televisão”.

A carreira musical de Vanusa é extensa. Ela gravou ao todo 23 discos e vendeu um milhão de cópias. Representou o Brasil em vários festivais internacionais e ganhou perto de 200 prêmios. Em 1973, lançou seu maior sucesso “Manhãs de Setembro“, composta com Mário Campanha.

Em 1975, lançou outro hit “Paralelas”, uma composição de Belchior. Em sua longa lista de sucessos podemos citar também “Mudanças”, “Sonhos de um Palhaço”, “Pra Nunca Mais Chorar” e “Mensagem”, regravação de um clássico de Isaura Garcia, que ela deu uma interpretação tão própria que parecia inédita.

Em 1997, publicou sua autobiografia, “Vanusa – A Vida Não Pode Ser Só Isso!”. Em 2005, participou de vários shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda. Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos, “Vanusa Santos Flores“, produzido por Zeca Baleiro.

Vanusa teve seis casamentos. Mas só dois são conhecidos do grande público. As revistas de tv acompanharam as histórias de sua união com o cantor Antônio Marcos, com quem teve duas filhas: Amanda e Aretha; e depois com o produtor e diretor Augusto César Vanucci com quem teve o filho Rafael, que participou do programa “Casa dos Artistas” e foi vencedor.

Mas ela também foi casada com o jogador de futebol Ademir Vicenti; com o empresário Francisco Machado Cotta e o empresário artístico Walter Viúdes Júnior. Ela não revelou o nome do sexto companheiro em sua autobiografia.

Na sua jornada Vanusa teve percalços que a marcaram. Ao se apresentar num evento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ela se confundiu, ao cantar o Hino Nacional Brasileiro. Ela explicou que havia tomado remédios fortes, contra labirintite, mas nem todos acreditaram. O vídeo, com ela errando, espalhou-se imediatamente.

Em setembro de 2020, a cantora foi internada no Hospital dos Estivadores, em Santos, litoral de São Paulo, após um quadro de pneumonia. Vanusa sofria de outras doenças, como uma síndrome demencial, semelhante ao mal de Alzheimer. Problemas causados por um histórico de depressão pelo qual ela passou durante a década de 2000, que a tornou dependente de remédios.

Vanusa morava nessa casa de repouso em Santos há dois anos, onde morreu na madrugada de 8 de novembro de 2020, vitimada por uma insuficiência respiratória.

 

 

 

 

 

O nome completo de Vanusa é Vanusa Santos Flores. Ela nasceu em 22 de setembro e 1947, na cidade de Cruzeiro,interior de São Paulo. Ela é cantora.

Começou a cantar em sua cidade natal.Mas depois veio para São Paulo, e estava com apenas 16 anos quando se tornou crooner do conjunto “ Golden Lions”. Com eles, Vanusa viajou por várias cidades brasileiras.

E aí apresentou-se na TV Excelsior, no programa ancorado por Eduardo Araújo, que se chamava: “ O Bom”. Depois integrou o elenco do programa: “ Os Adoráveis Trapalhões”, de humorismo. Para isso precisou fazer aulas até de judô, pois participava de lutas. Em seguida passou para a TV Record, onde fazia muito sucesso o programa musical de Roberto Carlos: “ Jovem Guarda”. Mas ela só se apresentou em suas últimas edições.

Em 1968, Vanusa já começou a fazer gravações. Nesse ano fez: “ Vanusa”- álbum 1; em 69: “ Vanusa”-álbum 2; em 71: “ Vanusa”- álbum 3; em 73: “ Vanusa” –álbum 4; e em 74: “ Vanusa”- álbum 5. Em 1975, gravou: “ Amigos Novos e Antigos”. Em 77: “ Trinta Anos”. Em 77 ainda: “ Cinderela 77”. Em 1979: “ Viva Vanusa”. Em 1980: “ Vanusa- álbum 6”.Em 81: “ Vanusa”- álbum 7. Em 82: “Primeira Estrela”.. Em 85: “ Vanusa”- álbum 8. Em 1986: “ Mudanças”. Em 88: “Cheiro de Luz”. Em 1991: “ Viva Paixão”. Em 1994: “ Hino ao Amor”. Em 1997: “ A Arte do Espetáculo”. E em 2004: “ Diferente”.

Vanusa gravou ao todo 23 discos e vendeu um milhão de cópias. Representou o Brasil em vários festivais internacionais e ganhou perto de 200 prêmios.

Por dois anos seguidos, foi eleita: “ Rainha da Televisão”.

Vanusa foi casada com o cantor Antônio Marcos, com teve duas filhas: Amanda e Aretha. Depois se casou com Augusto César Vanucci e teve o filho Rafael.

Rafael participou do programa : “ Casa dos Artistas” e foi o vencedor.

Curiosidades:Vanusa foi se apresentar num evento publicitário, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e se confundiu, ao cantar o Hino Nacional. Todos perceberam e comentaram. Ela alegou que havia tomado remédios fortes, contra labirintite, mas nem todos acreditaram. O vídeo, com ela errando, espalhou-se imediatamente. De outra feita, Vanusa confundiu-se na letra da música que cantava e foi outro “ fora”. Esses fatos a afastaram temporariamente da mídia. Mas ela já voltou a ser bem recebida.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação