PRÓ-TV


URBANO REIS


Urbano Reis nasceu na cidade de São Paulo, em 31 de maio de 1921. Seu nome de batismo é Braz urbano Reis Espósito

Desde pequeno interessou-se por arte. Em 1939 começou sua carreira na Rádio Bandeirantes . Urbano foi radiator, radioautor, foi figura muito importante do meio radiofônico. Esteve nas emissoras de rádio:Bandeirantes,Rádio Educadora Paulista, Rádio Excelsior, Rádio Cultura, Rádio Mulher, Rádio Record, Rádio São Paul, onde trabalhou por mais de 20 anos.

Nessa última emissora, a São Paulo, é que ele se especializou em novelas religiosas, que obtiveram muito sucesso.Em 1948, comandava o programa ” Teatro Urbano Reis”, onde eram irradiadas peças adaptadas ou escritas originalmente por Urbano Reis. Além de ser galã de novelas, ele tornou-se então o autor mais importante de radionovelas.

Também começou a escrever para revistas especializadas de rádio e televisão. Em 1952, ele foi capa da revista “Radiolar” Escrevia também nas revistas: ” Garoa”, e no jornal; ” O Governador”, onde ficou sendo chefe de redação. Em 1952, junto com colegas importantes, fundou a ACRESP- Associação dos Cronistas Radiofônicos do Estado de São Paulo. Foi essa entidade que organizou por muitos anos a avaliação e entrega do Prêmio Roquette Pinto, a mais importante láurea da televisão e do rádio de São Paulo . Ele próprio recebeu o prêmio por 7 vezes consecutivas- de 1958 a 1964, quando lhe foi entregue o Roquette de Ouro.Urbano Reis também dirigiu a AFEU- Associação dos Funcionários das Emissoras Unidas.

Urbano Reis foi vereador na cidade de São Paulo, em 1963 e em 1965. Em 1966, foi eleito Deputado Estadual , pelo MDB. Depois voltou à Câmara dos vereadores, onde ficou até 1977. Aí então ele encerrou sua carreira política e voltou lentamente ao rádio, sua maior paixão.

Urbano Reis faleceu em São Paulo, capital , em 31 de janeiro de 2010. Deixou muita saudade, pois era reverenciado e amado pelos colegas e pelos fãs.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais