MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TRIANA ROMERO


Triana Romero tem como nome civil Odete Carrera.

Começou a cantar em rádio aos três anos de idade.Tirava a chupeta e cantava tangos. Todos se encantavam. E assim ela continuou e estava mais ou menos com 12 anos quando foi apresentada ao grande ídolo argentino, o cantor Hugo Del Carril. Ele a contratou imediatamente para ir para Buenos Aires. Ela foi, acompanhada por sua irmã, com a autorização de seus pais. Apenas o nome teve que ser mudado, pois não gostaram de Odete.

A própria Triana escolheu seu nome artístico, sendo que hoje só seus familiares e amigos mais íntimos a chamam de Odete. Entre eles encontra-se Lolita Rodrigues, pois as duas famílias vieram juntas da Espanha para o Brasil e sempre moraram próximos ou mesmo juntos. A música espanhola, que era o forte de Triana estava muito em moda e quando ela voltou de Buenos Aires, não tendo aceitado um convite muito bom para ir para a França, para não ficar longe dos pais, foi contratada por Demerval Costalima para o elenco de cantores das Emissoras Associadas. Nessa época, como não existiam as redes de televisão, era comum os atores e principalmente os cantores viajarem para outros estados.

E assim as Associadas organizavam as Caravanas dos artistas. Numa dessas caravanas, que foi chefiada pelo ator e cantor Astrogildo Filho, Triana se apaixonou por ele, e ele por ela, naturalmente. Vieram a se casar em 1957. Tiveram três filhos, mas o menino morreu. E ficaram com as duas meninas: Viviane e Cristina. Bem mais tarde Astrogildo também veio a falecer, tendo Triana, ótima mãe , prosseguido sozinha, na educação das filhas. Para isso continuou em dois trabalhos que exerceu sempre: o de cantora de gingles e de pianista na Escola Municipal de Balé, de São Paulo.

Hoje, já aposentada, continua tocando, pois tem imensa amizade ao pessoal do balé, que a respeita muito, como pioneira que foi, como bailarina, que também foi e como ótima pianista que é. Triana fez parte do Conjunto de Ontem e de Hoje, ao lado de outros cantores pioneiros e que sempre seapresentaram nos festivais organizados pela PRÓ –TV Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira, onde Triana Romero fez parte da diretoria. Grande criatura humana, grande cantora, Triana Romero nasceu para cantar e para encantar a todos que a cercam.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação