MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TONICO E TINOCO


Os irmãos Tonico e Tinoco são origináriosda região de Botucatu, interior de São Paulo. Nasceram no vilarejo de Pratânia,próximo a cidade de São Manoel. O nome deles: João Salvador Perez eJosé Perez.

A diferença de idade entre os dois irmãos era deapenas um ano. Nasceram numa casa de tábuas,e ali passaram toda a infância,trabalhando no campo.Conheciam os discos de Cornélio Pires e se influenciarampor sua música. Quando estavam na adolescência, conseguiram comprar uma violae passaram a cantar em dupla, em serenatas, festas, bailes. Foi o administradorda fazenda onde eles trabalhavam, que os incentivou a irem tentar cantar norádio.Foi no ano de 1938.A experiência deu certo e os irmãos passaram acantar aos domingos, na Rádio Clube de São Manoel.

Em 1943, começaram acantar em programas de calouros na capital paulista, mas sem sucesso. Maistarde, o Capitão Furtado, que era grande nome como produtor e apresentador daRádio Difusora, organizou um concurso e Tonico e Tinoco ganharam o primeirolugar.Foi com a música”Adeus, Campina da Serra”, de Raul Torres eCornélio Pires.Foi quando adotaram, por sugestão de Cornélio Pires, o nome deTonico e Tinoco. O prêmio era uma contrato de três meses, que se prolongarampara nada menos que nove anos.

Depois eles passaram para a Rádio Tupi e depoispara a Rádio Nacional, onde ficaram vinte anos. Depois Rádio Bandeirantes, aseguir Rádio Record, e por fim TV Tupi.

Foi em 1944 queveio o primeiro disco, com a música:”Em Vez de Agradecer”. Depois foram vindo os sucessos. Forameles:”Percorrendo o Meu Brasil”;”CanaVerde”;”Canoeiro”;”Chico Mineiro”;”MoreninhaLinda”;”Chalana”;”Mourão da Porteira”;”Tristezado Jeca”;”Boiada Cuiabana”; “Canta Moçada”;”MulaPreta”; “Rei Gado” e muitos outros.

A dupla Tonico e Tinoco se encerrou em 13 de Agosto de 1994,quando aconteceu a morte de Tonico, o João Salvador Perez. Após um período degrande dor, Tinoco prosseguiu sua carreira, ao lado de seu filho Tinoquinho.

Tinoco prosseguiu cantando até falecer em 4 de maio de 2012, aos 91 anos de idade.

Tonico e Tinoco são considerados a maior duplasertaneja do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação