MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOM JOBIM


Antônio Carlos de Almeida Jobim éo nome completo de Tom Jobim.

Ele nasceu em 25 de janeiro de 1927, na cidade doRio de Janeiro, no bairro da Tijuca, mudando-se logo com a família paraIpanema Ainda bem menino aprendeu a tocar violão e teve aulas, comvários professores, entre os quais com o alemão Hans- JoachimKoellreuter, que foi o introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Jobimchegou a pensar em ser arquiteto, mas logo resolveu ser pianista e para ganhar avida, tocava em vários bares e inferninhos de Copacabana.

Tocou no Beco dasGarrafas, até ser contratado pela gravadora Continental. Entre outrasatividades, tinha que transcrever para a pauta, melodias de compositores quenão dominavam a escrita musical. Foi aí que ele próprio começou a fazercomposições. Sua primeira canção gravada foi:”Incerteza”. E seuprimeiro sucesso foi:”Tereza da Praia”,em 1954, gravada por LúcioAlves e Dick Farney. Depois disso fez, ao lado de Bily Blanco:”Sinfonia do Rio de Janeiro”. E fez com Dolores Duran: “Se éPor Falta de Adeus”e “Por Causa de Você”. Em 1956, musicou apeça:”Orfeu do Carnaval”, com Vinícius de Morais. E eles começarama fazer parceria constante e construíram uma grande amizade . O grande sucessoda época foi :”Se Todos Fossem Iguais e Vocꔑ, gravada diversasvezes. Estava nascendo a Bossa Nova, grupo do qual Tom Jobim também faziaparte. Lançou para a cantora Elizeth Cardoso, ao lado deVinícius:”Canção do Amor Demais”. Era o ano de 1958. Foi quandoapareceu um violonista até então desconhecido: João Gilberto. Esse LP foiconsiderado um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade eharmonias das canções. Nesse LP aparecem, além de “Canção de AmorDemais”,”Chega de Saudade”, “Eu Não Existo Sem Você”.Em 1959, João Gilberto lançou, com direção musical de Tom Jobim, o 78rotações:’Chega de Saudade”. E Silvinha Telles gravou: “Amorde gente Moça”, um disco com 12 canções de Tom, entre as quais;”Dindi”;”Só em Teus Braços”; “e “Felicidade”

Em 1962, Tom Jobim foi destaque noFestival da Bossa Nova, no Carnegie Hall, de Nova York. Em 1963, ao lado deVinícius, compôs: “Garota de Ipanema”. que se tornou a músicabrasileira mais tocada em todo o mundo. São dessa fase também os grandessucessos:”Samba do Avião”; “Só Danço Samba”; “Ela éCarioca”;”O Morro Não Tem Vez”;”Inútil Paisagem”;”Vivo Sonhando”. Nos Estados Unidos, Tom Jobimgravou;”Desafinado”. E vários outros. Participou de espetáculos efundou sua própria editora, a Corcovado Music. Voltou à América, em 1967 efez gravação ao lado de Frank Sinatra, com arranjos de Claus Ogerm. Gravou como cantor americano: “The Girl From Ipanema”. “Dindi”; “QuietNight of Quiet Stars” e várias canções americanas. Novamenteno Brasil, ganhou o III Festival Festival Internacional da Canção, daRede Globo, com a música:”Sabiá”, parceria com Chico Buarque.

Aí então Tom Jobim resolveu fazerestudos mais aprofundados de música. Estudou compositores eruditos, comoDebussy e Villa Lobos. Estudou muito a cultura brasileira. Ë dessa fase o”Matita Perê”, o “Urubu”. É quando mais se sobressai suaqualidade de letrista. Fez:”Águas de Março”;”Ana Luíza”;lígia”;”Correnteza”;”OBoto”;”Angela” Ele então gravou com outros cantorese é dessa época a regravação antológica de “Águas deMarço”, com Elis Regina. Tom Jobim participou do “Nordeste Já”,inspirado no “We Are The Word”, com uma pequena participaçãoindividual. A gravação foi para arrecadar fundos para o nordeste.

Tom Jobim tem mais de 50 discos gravados,como intérprete ou arranjador. Todos magníficos. Dífícil escolher o melhor,ou mais significativo. Sua última gravação foi: o CD “AntônioBrasileiro”, em 1994.

Muitos livros sobre ele foram lançados.OAeroporto Internacional do Rio de Janeiro recebeu o nome de Tom Jobim.

O grande maestro brasileirofaleceu em Nova York, em 8 de dezembro de 1994.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação