MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TETI ALFONSO


Teti Alfonso, um dos pioneiros da divisão de esportes da Globo, nasceu na Calábria, Itália. Chegou ao Brasil com 2 anos de idade. Seu pai era dono de um restaurante italiano nos Arcos da Lapa, e ele passou sua infância no centro do Rio.

Na década de 1950, entrou para a Federação de Pugilismo , no Rio, e ajudou a criar, com Renato Pacote, o campeonato “Luva de Ouro”. As lutas eram disputadas em vários bairros da cidade, e atraíam tanto público que os organizadores decidiram levar o evento para a televisão. Assim, em 55, começava o programa “TV Rio Ringue, com a narração de Luiz Mendes e a apresentação de Léo Batista, que ficou dez anos no ar. Foi um grande sucesso da TV Rio.

Nos anos 60, Teti Alfonso criou o “Telecatch, exibido pela TV Rio, TV Excelsior, TV Tupi e pela Globo, a partir de 1967. O programa era um show, uma farsa, mas fazia sucesso: os lutadores aplicavam golpes de mentira e não sofriam nenhum arranhão. Entre os mais populares, estavam o italiano Ted Boy Marino, Rasputim, Mongol, Aquiles, Tigre Paraguaio, Verdugo e Múmia.

Na Globo, Teti Alfonso também coordenou o programa “Dois Minutos com João Saldanha”, exibido antes do “Jornal Nacional, entre os anos de 1970 e 1974. Em 1972, foi contratado como produtor executivo da área de esportes. Também naquele ano, participou da cobertura dos “Jogos Olímpicos de Munique”, os primeiros transmitidos pela Globo. Ainda no início da década de 1970, Teti Alfonso era o responsável pela transmissão para Brasília, aos domingos, dos jogos do campeonato carioca. Além do boxe e futebol, também participou da produção de “Grande Prêmio de Fórmula 1”. Pela sua experiência foi chamado para assessorar externas para novelas como “O Bem-Amado” e “Cavalo de Aço”.

Teti Alfonso esteve envolvido nas transmissões das competições esportivas nacionais e internacionais na década de 1970 e início de 1980. Ele ajudou a consolidar a transmissão de futebol na Globo. E nessa tarefa foi um dos responsáveis pela criação da câmera exclusiva, que passou a ser usada nas transmissões esportivas da Globo.

Deixou a emissora após a “Copa do Mundo da Espanha”, em 1982, transferindo-se para a TV Bandeirantes, onde trabalhou na área de direção de eventos. Ficou no cargo até meados dos anos 2000, integrando a equipe de Luciano do Valle.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação