MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TELMO DE AVELAR


Telmo Perle Munch nasceu em Curitiba, a capital do Paraná, em 02 de outubro de 1923.

Se destacou como radialista da Radio America em São Paulo, e  pouco tempo depois foi ao Rio de Janeiro para trabalhar na Radio Tamoyo (sob a direção artística de Anselmo Domingos) e posteriormente na Radio Guanabara, bem como na Radio Clube Carioca.

Com a falência da Rádio Clube, Telmo de Avelar passar a colaborar na Radio Mundial do Rio de Janeiro, e em 1955 já era o Diretor do Departamento de Radioteatro da Radio MEC. Naquele mesmo ano trabalhou na Radio Nacional de São Paulo e dois anos depois estreava na Radio Mayrink Veiga.

Pouco tempo depois, teve a honra de subir no palco com o grande Oscarito, no Teatro Municipal de Niteroi. Telmo de Avelar terminou os anos 1950, trabalhando na Radio Tupi carioca e foi um dos  fundadores da TV Continental, dirigindo o programa humorístico “Risoterapia“.

No principio da TV Globo, trabalhou na novela “O Rei dos Ciganos“, escrita por Moyses Weltman com direção de Ziembinski e quatro anos depois, compõs o elenco do sucesso “Irmãos Coragem”, de Janete Clair (sua colega nos tempos da Radio Clube), com direção de Daniel Filho, interpretando o personagem Fausto, um treinador de futebol.

No final dos anos 1970, se destacou também em outras novelas globais como “Nina” em 1977, de Walter George Durst e “Pai Herói” em 1979, de Janete Clair.

Telmo de Avelar faleceu aos 93 anos de idade, em 09  de janeiro de 2017, no bairro carioca da Barra da Tijuca, de falência múltipla de órgãos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação