MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÔNIA RIBEIRO


O nome da apresentadora SôniaRibeiro eraNeyde Mocarzel. Ele nasceu em São Paulo, em 20 demarço de 1930. Ela e a irmã, ainda meninas, foram trabalhar na RádioRecord, fazendo radioteatro. Sônia tinha voz bem grave para sua idade, e , àsvezes, embora fosse criança, fazia papel de velha. Foi nesse emissora que elaconheceu Blota Junior, que era um jovem inteligente ,muitoconceituado como profissional de rádio. E eles começaram a namorar e logo secasaram. Sônia estava com apenas 16 anos. E aconteceu que asRedes CBS e NBC dos Estados Unidos, os convidaram para fazer lá um programapara os hispânicos e brasileiros. E eles aceitaram . Mas a viagem foicomplicada, pois a menina Sônia, recém casada, engravidou e queria voltar aoBrasil. Ficaram lá só alguns meses, pois tinham contrato a cumprir.

Voltaram econtinuaram a carreira aqui, sempre nas Emissoras Unidas. Já estavam então naTV Record. E embora Sônia tivesse vocação para atriz, fez par com seu maridoe isso lhe deu bastante conceito, dentro da emissora e junto ao público. Aindaassim fazia carreira solo e tinha um programa de rádio na Bandeirantes, que sechamava: “O Clube abre às 5”. depois ficou só com o marido e ambosapresentavam programas de muito sucesso, como: “Alianças para o Sucesso’.Também eram os apresentadores oficiais do “Troféu Roquete Pinto”, do”Show do dia 7″e do “Esta Noite se Improvisa”. E eramperfeitos. Todos os admiravam muito. Apresentaram também os Festivais deMúsica Popular Brasileira. Apesar desse trabalho de grande relevância, Sôniafez algumas participações em teleteatros. Fez as novelas;”Os Fidalgos daCasa Mourisca”e “Seu Ünico Pecado”. E participou também, numpequeno papel, do seriado: “A Família Trapo”.Sônia Blota tinha muitoprestígio dentro da sociedade paulistana, tanto que ela foi empossadacomo presidente de honra da Sociedade Pestalozzi de São Paulo.

De seu casamento com BlotaJunior, teve 3 filhos, e 6 netos.

Sônia Blota foi acometida de umcâncer linfático e veio a falecer em 26 de junho de 1987, para grande dor deseu marido, filhos e amigos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação