MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SILVINO NETO


Silvério Silvino Neto nasceu na cidade de São Pulo, em 21 de julho de 1913.

Era ator, cantor, humorista, compositor e radialista, e foi pai do comediante Paulo Silvino.

Começou sua vida profissional em 1930, como cantor de tangos, na Rádio Educadora Paulista (hoje Rádio Gazeta). Marcelo Tupinambá, grande maestro à época, o aconselhou a mudar de gênero, e ele iniciou sua carreira como cantor de música nacional e compositor. Aí fez sucesso. Cantou com as orquestras de Gaó e Osvaldo Borba, e formou um trio com Alvarenga e Ranchinho, que se chamava Mosqueteiros da Garoa.

Em 1936, deixou sua carreira de cantor de músicas românticas, foi para o Rio de Janeiro e iniciou sua carreira como humorista.

Foi contratado pela Rádio Nacional, em 1938, e imitava os cantores Carlos Galhardo e Arnaldo Pescuma. Em 1940, ganhou grande fama como “Pimpinela”, que se tornou personagem fixo e apareceu nos programas “A Pensão de Pimpinela”; “Aventuras de Pimpinela” e “Pimpinela, Anestésio e o Telefone”. Quando o Estado Novo de Getúlio Vargas acabou, ele lançou o programa “Futebol Político”, onde imitava à perfeição, políticos como Getúlio Vargas e Ademar de Barros.

Silvino Neto ganhou muita fama como compositor. Muitas de suas músicas são cantadas até hoje:  “Adeus( Cinco Letras que Choram)”; “Eu Não Te Dou a Chupeta”; ”Uma Saudade a Mais, Uma Esperança a Menos”; “Valsa dos Namorados” e “Fantasma da Felicidade”. Suas músicas foram gravadas pelos principais cantores da época: Orlando Silva, Francisco Alves, Ângela Maria e Carlos Galhardo.

Em 1950, Silvino Neto candidatou-se a vereador pelo Rio de Janeiro e foi eleito como o mais votado. Ele continuou compondo, mas afastou-se do rádio. Ele foi casado com Naja Siqueira Campos e eles tiveram o filho, o ator e comediante Paulo Silvino.

Ele trabalhou na Televisão nos programas humorísticos, “Faça Humor, Não Faça Guerra”; “Satiricom”; “O Planeta dos Homens” e “Os Trapalhões“, todos na TV Globo, além de “Deu a Louca no Show” na TV Tupi.

Silvino Neto faleceu em 12 de junho de 1991, quando ele estava com 77 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação