MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SEVERINO ARAÚJO


Seu nome completo é Severino Araújo de Oliveira. Ele nasceu na cidade de Limoeiro, na Paraíba, em 23 de abril de 1917 e faleceu em 3 de janeiro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Foi músico, maestro por quase 70 anos da Orquestra Tabajara. Era ainda clarinetista e compositor.

Sua vida:

Severino começou a estudar música com o pai, que era mestre da Banda Militar da cidade e que dava aulas de música. O menino estava então com seis anos. Aos oito anos, como já conhecia todos os solfejos, era ele quem tomava as lições dos alunos de seu pai.”Era um ajudante e tanto!”, dizia o pai. Embora os alunos fossem bem mais velhos, o garoto tranquilamente se punha a dar aulas a eles, que as recebiam com atenção.

Aos doze anos, Severino fez seu primeiro arranjo, que foi utilizada pela “ Banda Municipal de Chã da Rocha”, cidade do interior da Paraíba, mas que era regida por seu pai, conhecido como “ Mestre Cazuzinha”.

Aos dezesseis anos, Severino começou a escrever músicas de carnaval, que já fizeram sucesso. Em 1936, ele foi para a “ Banda da Polícia Militar da Paraíba”, onde era primeiro clarinetista. Ai começou sua vida profissional.

Em 1937, Severino Araújo compôs o famoso choro:” Espinha de Bacalhau”, que foi executado no Brasil e no exterior.

Depois disso, Severino Araujo foi para João Pessoa e entrou na “ Orquestra Tabajara”, como 1º clarinetista. Em 1938, assumiu a regência da orquestra.

Em 6 de agosto de 1944, a convite de Assis Chateaubriand, foi para o Rio de Janeiro, e entrou na Rádio Tupi, para onde levou a “ Orquestra Tabajara”. E ali ficou por 10 anos.

Entre 1983 e 1985,ele recebeu os títulos de “ Cidadão Carioca” e “ Cidadão Paraibano”, por ter colaborado muito com a música dos estados do Rio e da Paraíba

Em 1988, Severino Araújo completou 50 anos como regente da “Orquestra Tabajara”, com mais de 1400 apresentações.

Ele ficou à frente da orquestra , até o ano de 2006, quando passou a batuta ao irmão Jayme Araujo, saxofonista e flautista.

Sua morte:

O maestro faleceu em 3 de agosto de 2012, ao completar 95 anos de idade, de falência múltipla dos órgão, causada por uma infecção urinária.

Suas composições:

Severino Araújo fez mais de 50 composições. Dentre elas, destacam-se: “Espinha de Bacalhau”( de 1937), “ Um Chorinho Delicioso”( de 1947), “Simplesmente”( de 1948), “ Além do Horizonte”( de 1952), “ Pensando em Você”( de 1953), “ Nivaldo no Sonho”( de 1956) e inúmeras outras.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação