MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO PORTO


Sérgio Porto era o nome verdadeiro do importante jornalista brasileiro Stanislaw Ponte Preta. Ele nasceu em 1923, na cidade do Rio de Janeiro.

Seu sucesso no país todo foi enorme, pois sua inteligência era enorme Começou em jornal, mas chegou a várias outras áreas. Foi para o livro, o rádio, o cinema, o teatro, a televisão. Seu estilo era irônico, ou melhor, satírico. É dele o famoso: ” Samba do Crioulo Doido”, que até hoje é citado, quando se quer referir a uma coisa confusa e sem explicação. Com isso o que ele queria era criticar a política brasileira e o fazia à perfeição. Ele próprio dizia: ” Depois de Olegário Mariano, foi eu o que mais fiz pelas “cigarras”, que eram os funcionários públicos. Ele escreveu: ” Um dia, ao canto das cigarras, impôs-se o ruído da campainha”.

Seus livros foram muito bem recebidos e lidos por todos. Entre eles, de 1961: ” Tia Zulmira e Eu”;de 1963:” A Casa Demolida”; de 1964: ” Garoto Linha Dura”; de 1966 e 1967: ” Febeapá; de 1967: “As Cariocas”; de 1968: ” Na Terra do Crioulo Doido”.

Sérgio Porto morreu muito cedo, para desgosto de todos, que ” o curtiam”, como se diz hoje em dia. Suas crônicas, suas tiradas eram muito esperadas. Ele estava com apenas 45 anos e, como bom carioca, adorava uma praia. Estava sol, era meio dia, e lá estava Sérgio Porto, mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta, jogando futebol de areia. Um enfarte o derrubou de forma fulminante. Era o ano de 1968.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação