MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO HINGST


Sérgio Hingst nasceu na cidade de Sorocaba, no interior paulista, em 27 de novembro de 1924.

Sempre se dedicou ao cinema e é o segundo ator em número de participações em filmes brasileiros, ficando atrás apenas de Wilson Grey, que participou de quase 180 filmes. Sérgio atuou em mais de 100 produções. Ele foi aluno da segunda turma da Escola de Arte Dramática e um dos fundadores do Teatro Brasileiro de Comédia. Mas dedicou-se mais ao cinema.

Seu primeiro filme foi “Angela“, em 1951. Depois, em 1952, fez “Tico-Tico No Fubá” e “Nadando em Dinheiro“. Em 1953, esteve em “Luz Apagada” e no ano seguinte em “Floradas na Serra“. Em seguida atuou em “Sob o Céu da Bahia”; “Estranho Encontro”; “Ravina”; “O Vigilante Rodoviário”; “Der Satan Mit Den Roten Haaren”; “Imitando o Sol”; “São Paulo Sociedade Anônima”; “O Mistério do Taurus” e “Luta nos Pampas”.

No final da década de 1960 e em toda a década de 1970, Sérgio Hingst entrou na fase da pornochanchada e do cinema erótico e fez muitos filmes, chegando a rodar três ou quatro filmes por ano. Entre os mais importantes desse período estão “As Cariocas”; “Corpo Ardente”; “O Caso dos Irmãos Naves”; “O Bandido da Luz Vermelha”; “O Cangaceiro Sanguinário”; “As Gatinhas”; “Quelé do Pajeú”;  “Cléo e Daniel”; “O Palácio dos Anjos”; “Fora das Grades”; “Um Anjo Mau”; “A Super Fêmea”; “Maria…Sempre Maria”; “Sinal Vermelho – As Fêmeas”; “Ainda Agarro Essa Vizinha”; “Eu Dou o Que Ela Gosta”; “O Dia em que o Santo Pecou”; “A Casa das Tentações”; “O Desejo”; “Lucíola, o Anjo Pecador”; “A Noite das Fêmeas”; “O Mulherengo”; “Noite em Chamas”; “Snuff – Vítimas do Prazer”; “Histórias que Nossas Babás Não Contavam”; “O Caçador de Esmeraldas” e “Ariella”.

Sérgio Hingst foi premiado várias vezes como melhor ator ou como ator coadjuvante, como em 1978, quando recebeu o Troféu APCA, como Melhor Ator por “Aleluia Gretchen“, filme de Sylvio Back. Também ganhou o Prêmio Governador do Estado, como Melhor Ator de Cinema por duas vezes.

Seus últimos filmes foram realizados em 1984 e 1985 e foram “Promiscuidade – Os Pivetes de Kátia” e “Elite Devassa”.

Sérgio Hingst faleceu em Sorocaba, no interior de São Paulo, de infarto, em 8 de novembro de 2004. Estava com quase 80 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação