MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO DE OLIVEIRA


Arno Werner Broda nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 11 de março de 1917.

Adotou o nome artístico de Sérgio de Oliveira e foi rádio-ator e diretor do Departamento de Radioteatro da Rádio Mayrink Veiga, a famosa PRA-9, numa época de inesquecíveis trabalhos que muitas vezes venciam na audiência a poderosa Radio Nacional do Rio de Janeiro.

Foi um dos diretores da Associação Brasileira de Radio (ABR) em 1966. No Teatro, dirigiu Ary Fontoura, Moacyr Franco e Procópio Ferreira, na peça “Como vencer na vida sem fazer força”, um original de Shepherd Meade , traduzido no Brasil, por Carlos Lacerda.

No cinema nacional, Sergio de Oliveira fez mais de 30 filmes nas décadas de 1940 e 1950, entre eles, “Falta alguém no manicômio”; “Também somos irmãos”; “Somos dois”; “Aviso aos navegantes”; “É fogo na roupa”; “O petróleo é nosso” ; “Marujo por acaso”; “Nem Sansão, nem Dalila”; “Chico Viola não morreu” e “Absolutamente certo”.

A estréia na televisão foi no “Grande Teatro Tupi” em 1957 e  em seguida foi para a TV Rio, onde atuou no “Teatro de Variedades Moinho de Ouro” e no “Teatro Studio A”. Na TV Tupi fez a novela “Enquanto Houver Estrelas” em 1969.

Na TV Globo fez 4 novelas: “O Semideus” (1973-1974) de Janete Clair, com direção de Daniel Filho; “Gabriela” (1975) de Walter George Durst, com direção de Walter Avancini, baseada na obra de Jorge Amado; “A Moreninha” (1975-1976) de Marcos Rey, com direção de Herval Rossano, baseada no livro de Joaquim Manuel de Macedo e “Olhai os Lírios do Campo” (1980) de Geraldo Vietri, com direção de Herval Rossano,uma transposição da obra de Erico Veríssimo, além de participar do seriado “Shazan, Xerife & Cia” em 1973, e de alguns episódios da série “Aplauso”.

Sérgio de Oliveira faleceu em 18 de dezembro de 1980, no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto fulminante.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação