MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO CARDOSO


Sérgio de Mattos Cardoso nasceu em Belém do Pará, em 15 de março de 1925.

Sérgio Cardoso, na infância, gostava de música, e para espanto de todos, de óperas. Mudou-se para a casa de uma tia em São Paulo, mas formou-se em Direito no Rio de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica. Formou-se e começou a sonhar com o Itamarati, queria ser diplomata. Embora assistisse a todas as peças que passavam na cidade, não tinha ainda despertado para o teatro.

Mas, de repente conheceu o Teatro Universitário do Rio de Janeiro e sua estréia no papel título de “Hamlet” de Shakespeare, foi um sucesso estrondoso. No dia seguinte seu nome estava em todos os jornais e sua vida “virou de cabeça para baixo”. Nascia uma estrela de primeira grandeza, no cenário artístico brasileiro.

Ele foi para o TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo. Fez peças importantes, como: “Entre Quatro Paredes”; “Pedido de Casamento”; “Os Filhos de Eduardo”; “A Ópera dos Três Vinténs”; “O Homem da Flor na Boca”; “Do Mundo Nada se Leva”; “O Poeta Maldito”; “Seis Personagens à Procura de um Autor” e “Convite ao Baile”.

No Rio de Janeiro fez “A Falecida”; A Raposa e as Uvas; “A Ceia dos Cardeais”. Sérgio Cardoso casou-se com a também atriz Nydia Lícia e juntos fundaram a Companhia Nydia Lícia e Sérgio Cardoso. Montaram peças de sucesso, entre as quais: “Vestido de Noiva”; “Três Anjos Sem Asas”; “Uma Cama para Três e “Amor sem Despedida”.

Na TV Tupi, Sérgio Cardoso apareceu em 1961, fazendo várias novelas de sucesso: “O Sorriso de Helena” ; “O Cara Suja”; “O Preço de Uma Vida”; “O Anjo e o Vagabundo”; “Somos Todos Irmãos”; “Calúnia” e “Paixão Proibida”.

Em 1968, ele estrelou a novela “Antonio Maria“, ao lado de Aracy Balabanian, que fez um sucesso tão grande, que os dois atores pensavam viajar pelo Brasil com uma peça de teatro. Mas aconteceu o inesperado: o público, ao vê-los no palco, batiam tantas palmas, que eles não podiam apresentar a peça.  Era uma ovação popular.

Depois de 1969, Sérgio Cardoso foi para a TV Globo, onde fez: “A Cabana do Pai Tomás”; “Pigmaleão 70”; “A Próxima Atuação” e “O Primeiro Amor”.

Quando estava fazendo essa última novela, sofreu um ataque repentino de coração e faleceu em 18 de agosto de 1972. Com apenas 47 anos de idade, sua morte causou comoção nacional. Com a novela em andamento, ele teve que ser substituido pelo ator Leonardo Villar, um grande amigo seu na vida real.

Ele foi, sem dúvida, uma grande estrela do cenário artístico nacional. Ao seu enterro compareceram quase 20 mil pessoas. Onde formou sua companhia de Teatro, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso. Sérgio e Nydia Lícia tiveram uma filha, Sylvia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação