MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA


Sergio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo em  11 de julho de 1902.

Foi um historiador, jornalista e crítico literário.  Ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1921 e lá participou do Movimento Modernista de 1922.

Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Turma de 1925, começou a trabalhar como jornalista no “Jornal do Brasil” em 1929, e foi correspondente da publicação em Berlim, na Alemanha.

Ele se casou em 1936 com Maria Amélia de Carvalho Cesário Alvim, e no mesmo ano revolucionou a Historiografia Brasileira ao publicar a sua obra “Raizes do Brasil”. Em 1944 publicou o livro “Cobra de Vidro”, uma série de artigos e ensaios publicados anteriormente em vários jornais e revistas.

Em 1946, voltou a residir em São Paulo e assumiu a direção do Museu Paulista, onde esteve à frente até 1956. Em 1958, assumiu a cadeira de “História da Civilização Brasileira”, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Nesse mesmo ano ingressou na Academia Paulista de Letras.

Coordenou o projeto “História Geral da Civilização Brasileira”, para o qual contribuiu com muitos artigos. Entre 1963 e 1967, foi professor convidado em universidades no  Chile e nos Estados Unidos, e participou de várias missões Culturais da ONU.

Ex-presidente da Associação Brasileira de Escritores (a atual União Brasileira de Escritores), foi também professor catedrático de Historia na Universidade de São Paulo (USP) e em 1979 recebeu o Troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores (UBE), por ter sido eleito o Intelectual do Ano no Brasil.

Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi homenageado pelo Partido que deu o seu nome para o Centro de Documentação e Memória da Fundação Perseu Abramo.

Pai de grandes nomes da nossa música como o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e as cantoras Miúcha, Ana de Holanda e Cristina Buarque, ele morreu em São Paulo, aos 79 anos de idade, em 24 de abril de 1982, vítima de complicações pulmonares.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação