MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SANDRA PÊRA


O nome completo de Sandra Pera é Sandra Cristina Marzullo Pêra. El nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 1954. É atriz, cantora e diretora. Atua em televisão, cinema e teatro..

Sandra é filha dos atores Manuel Pêra e Dinorah Marzullo, neta da atriz Antônia Marzullo e irmã da famosa atriz Marília Pêra.Sandra é mãe da cantora Amora Pêra., de um relacionamento que ela teve com o cantor Gonzaguinha.

Como cantora:

Foi como Sandra começou sua carreira artística. Cantava na casa noturna “Dancin’Days”, porque Nelson Motta formou um grupo de garçonetes-cantoras. Posteriormente, elas passaram a se chamar: “ As Frenéticas”. Quando o grupo se dissolveu, Sandra partiu para carreira solo. Participou em vários teatros musicados.

Na televisão:

Sandra começou na TV Globo, em 1972, fazendo a novela: “ Uma Rosa Com Amor”. Fez em seguida, na mesma emissora: “ Dancin’Days”. Passou para o setor humorístico e entrou na “ Escolinha do Professor Raimundo”, em 1992, fazendo Dinorá, a“fofoqueira”. Foi para a TV Bandeirantes, em 1996, e fez a novela: “ O “Campeão”. Em 1997, passou para a TV Manchete e fez: “ Mandacaru”, também novela. Em 2001, voltou para a Globo, e participou da novela: “ Porto dos Milagres”. Em 2002, na mesma emissora, fez: “ Desejos de Mulher”. Em 2008, entrou em: “ Sete Pecados”. Em 2008, passou para a novela juvenil: “ Malhação” e ainda: “ Chamas da Vida”. Em 2010, fez: “ Passione”. Foi depois para a Rede Record e participou do programa: “ Show do Tom”. De volta á Rede Globo, fez em 2012,a novela: “ Cheias de Charme”, como ela mesma. E em 2013 está no SBT, em “ Chiquititas”.

Sandra Pêra atuou na TVE, em uma série, fazendo: “ A Professora Maluquinha”.

No cinema:

Seu primeiro filme foi: “ O Bom Marido”, em 1978. Depois, em 1987, participou de “Agonia”. Em 1989, entrou no filme: “ Dias Melhores Virão”. E em 2008, fez: “Embarque Imediato”.

Em teatro:

No teatro, Sandra Pêra fez vários espetáculos musicais, entre os quais: “ A Pequena Notavel”, “ Francisco de Assis”, “ Capitães de Areia”. Foi dirigida por vezes pela irmã Marília Pêra, como em: “ O Reverso da Psicanálise”, “ Rebeldades” e “ Saga da Senhora Café”.

Fez várias outras peças. Citemos: “ Aqui, Oh!”, em 1970; “ Pobre Menina Rica”, em 1972. “ Pippin”, em 1974. “A Verdadeira História da Gata Borralheira”, em 1976. “ A Garota do Gangster”, em 1984.

Em teatro, como diretora, Sandra Pêra fez: “ Baiana da Gema”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação