MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUY AFFONSO


Ruy Affonso Machado nasceu em  São Paulo em 20 de abril de 1920.

Histórico nome do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), do qual foi um dos fundadores, e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, criada pelo empresário Franco Zampari, foi ator e diretor, mas antes, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP)  na Turma de 1943.

Ruy Affonso depois trabalhou na Companhia Teatral Cacilda Becker e foi casado com a atriz Elizabeth Heinreid. Foi também o idealizador e criador do grupo “Os Jograis de São Paulo” ao lado de outros atores, entre eles, Rubens de Falco. Eles atuaram por mais de 40 anos e se apresentaram em recitais no Brasil e em Portugal.

Em 1950 publicou o livro “Rumo Enxuto” pela Editora Martins com ilustrações de Cândido Portinari; em 1957 lançou “Cinco Canções para Elisabeth” e em 1959 publicou “Epigramas”, este pela Editora Furest com ilustrações de Tarsila do Amaral.

Também jornalista e crítico literário de O Estado de S.Paulo, trabalhou na TV Tupi  com o dramaturgo Abílio Pereira de Almeida nos teleteatros da emissora e fez uma única novela, “Os Ossos do Barão” no SBT, em 1997.

Faleceu em 26 de junho de  2003, em São Paulo, aos 83 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação