MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RONALDO BATISTA


Ronaldo Batista nasceu no bairro paulistano de Santana, no dia 18 de setembro de 1933.

Com vinte anos de idade já trabalhava com destaque na Radio Bandeirantes, emissora onde permaneceu por mais de dez anos. Depois, trabalhou na Radio Record, Radio Cultura, Radio América e na Radio Capital, todas importantes emissoras de São Paulo.

Começou como radioator no auge das novelas radiofônicas, além de fazer locução de programas e de comerciais e atuar em radioteatros. Um dos destaques das novelas foi “O Morro dos Ventos Uivantes”, que teve grande receptividade na época. Teve um estrondoso sucesso na década de 1960 no programa “Patrulha Bandeirantes”, na Rádio Bandeirantes, que dramatizava acontecimentos policiais. Esteve também no famoso “Bom à Beça”.

Na TV, esteve nos humorísticos “Cidade de Araque” e “Sequência das Oito”, onde interpretou Sherlock Holmes. Ambos na TV Bandeirantes.

Como ator, participou de discos humorísticos, comuns na época, “Show Riso” e “A Volta ao Mundo em um Só Riso”, estrelados pelo casal Vitório e Marieta, personagens interpretados por Murilo de Amorim Correa e Maria Tereza.

Ronaldo também fez história na dublagem brasileira trabalhando na Gravasom. Nessa área, entre seus sucessos estão “Rin-Tin-Tin”, na qual Ronaldo dava voz ao Tenente Rip Masters, e “Viagem ao Fundo do Mar”, quando dublou o Almirante Nelson.

Ronaldo dublou também Richard Boone em “O Paladino da Justiça”. E sua voz está na clássica abertura da série “Além da Imaginação”, na dublagem original. Fez ainda personagens diversos em “Além da Imaginação” e “Quinta Dimensão”.

Ronaldo foi narrador de “Historinhas de Walt Disney”, discos infantis produzidos pela Abril Cultural, composto de 68 volumes, aqueles famosos disquinhos coloridos que as crianças adoravam.

Foi um dos locutores mais procurados pelo mercado publicitário nas décadas de 1960 e 1970. Em 1967 ganhou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, como melhor radioator.

Em 2001, ao completar seu jubileu de ouro profissional, recebeu uma grande homenagem com uma festa de 12 horas de duração, produzida pela Rádio Capital de São Paulo, emissora onde Ronaldo trabalhou por 21 anos.

Paralelo a sua vida no radio e tv, Ronaldo Batista também era artista plástico e escritor.

Estava aposentado, ao lado da família, quando faleceu em São Paulo, em função de problemas cardíacos, aos 78 anos, no dia 16 de janeiro de 2012.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação