MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RIVA NIMITZ


Riva Nimtzovitch nasceu em 28 de dezembro de 1936, na capital paulistana.

Iniciou sua carreira artística no teatro, nos anos 1950, na peça “Uma Rua Chamada Pecado”. Teve no palco momentos e atuações muito importantes como em “Eles Não Usam Black-Tie”; “Chapetuba Futebol Clube” e “Gente Como a Gente”.

No Cinema fez o filme “A Sogra”, em 1954 e depois “Cinco Vezes Favela“; “As Viúvas Precisam de Consolo” e “O Homem do Pau Brasil”. 

Fez na TV Tupi “David Copperfield”, apresentado pelo grupo do TESP. Foi para a TV Excelsior em 1963 e lá apareceu nas novelas “A Outra Face de Anita”; “Vidas Cruzadas”; “Aquele que Deve Voltar”; “A Grande Viagem” e “As Minas de Prata”. Em 1968, retornou para a TV Tupi na novela “O Décimo Mandamento“, para novamente voltar à Excelsior e participar com muito sucesso da novela “A Pequena Orfã“.

Sua carreira na Televisão foi extensa e ainda atuou nas novelas “A Menina do Veleiro Azul” e “Vidas em Conflito”, na TV Excelsior; “Tilim” e “O Príncipe e o Mendigo” na TV Record e nos anos 1970 se destacou na TV Tupi em “Camomila e Bem -me-Quer”; “Mulheres de Areia”; “O Machão”; “O Sheik de Ipanema”; “Vila do Arco” e “Canção Para Isabel”.

Fez na TV S/TV Record, em 1977, a novela “O Espantalho” de Ivani Ribeiro, e em 1978, novamente na TV Tupi, “Roda de Fogo”. Em seguida foi para a TV Bandeirantes onde fez as novelas “Pé de Vento”; “Os Imigrantes” e “Os Imigrantes – Terceira Geração”. Em 1983, fez “Razão de Viver” no SBT e na Rede Globo participou de “Bambolê”.  Seus últimos trabalhos foram na TV Manchete, onde esteve em “Kananga do Japão” e “A História de Ana Raio e Zé Trovão”.

Riva Nimitz foi casada por 30 anos com o ator Henrique César, com quem teve um filho, Ricardo.

Ela faleceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1993, aos 56 anos de idade, vitimada por uma insuficiência hepática.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação