MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITA LEE


O nome completo da cantora e compositora Rita Lee é Rita Lee Jones Carvalho. Ela nasceu a 31 de dezembro de 1947. Além de cantora e compositora , ela é também instrumentista. É a filha mais nova de Charles Fenley Jones, imigrante norte-americano e de dona Romilda Padula, filha de italianos. Tem duas irmãs; Mary Lee e Virgínia Lee. Rita foi educada no colégio francês paulistano Liceu Pasteur. Fala fluentemente , além do português, francês, espanhol, italiano e inglês. Chegou a cursar Comunicação Social, na Universidade de São Paulo, em 1967, mas deixou a faculdade logo no primeiro período. Teve aulas de piano, com a pianista clássica Madalena Tagliaferro.

Ainda adolescente, começou a se apresentar em colégios. como participante do grupo: ” Tulio’s Trio”. E em 1963, formou com duas amigas o grupo: ” Teenage Singers”. Elas participavam de shows e festas em colégios. Logo conheceram o grupo masculino: ” Wooden Faces”, se juntaram e formaram o ” Six Sided Rockers”.Gravaram então um disco compacto com duas músicas. Mas sairam três componentes e ficaram Rita Lee, Arnaldo e Sérgio. E aí nasceu o ” Konjunto”, que logo, por sugestão de Ronnie Von, passou a se chamar “Mutantes”. Rita cantava, tocava flauta , percussão, banjo, além de fazer brincadeiras com o gravador portátil. O grupo trabalhou junto de 1966 a 1972. Gravou ” Caminhante Noturno”, e mais seis discos . Eles acompanharam Gilberto Gil, no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, ,na música vencedora:” Domingo no Parque”. Rita Lee casou-se com o colega Arnaldo, de quem se divorciou em 1977.

Seu primeiro hit solo: ” José”, foi um grande sucesso.

Depois Rita Lee se afastou do grupo e formou,com Lúcia Turnbull , a dupla: ” As Cilibrinas do Éden”, que gravou um disco que foi lançado 35 anos depois. Elas desistiram da dupla e formaram a banda: ” Shangrilá”, na qual Rita tocava piano, sintetizador, gaita e violão. Logo assinaram contrato com a gravadora Som Livre e gravaram: ” Menino Bonito”. Mas foi em 1975, que com o disco: ” Fruto Proibido”, Rita conseguiu consagração nacional. Em 1976, ela conheceu o músico carioca Roberto de Carvalho e com ele começou uma fase diferente de sua vida sentimental e musical.

Rita Lee participou do programa: ” Mulher 80″, da Rede Globo, que era dirigido por Daniel Filho. Em parceria com o escritor Antônio Bivar, fez parceria para o programa de rádio: ” Rádio Amador”, onde adotou o nome de Rita Ri. Em 1991, separada temporariamente de Roberto de Carvalho, Rita fez uma turnê pelo Brasil, com voz e violão, de nome: ” Bossan’Roll”.

A vida da cantora, musicista e compositora, foi muitas vezes atormentada por crises de uso excessivo de drogas. Ela experimentou maconha, mescalina , LSD, chegando a ser presa, em agosto de 1976, estando grávida, por porte de maconha. Na década de 80, foi internada para reabilitação. Em 1995, um pouco antes de fazer a abertura do primeiro show dos Rolling Stones no Brasil, Rita se internou, por causa de drogas, o que voltou a acontecer em 2004. Teve também uma queda,em seu sítio, em que esfacelou o côndilo maxilar,acidente que a obrigou a colocar pinos de titânio, fazendo com que os médicos achassem que ela não voltaria mais a cantar. Mas Rita se esforçou e se comprometeu a deixar as drogas. Segundo sua própria declaração ao programa: “Fantástico “, da TV Globo, o que só aconteceu em 2006.

Rita Lee e Roberto de Carvalho voltaram a se apresentar juntos novamente em 1995. E eles se casaram legalmente em dezembro de 1996.

Rita participou de novelas da Rede Globo de Televisão. Fez ” Top Model”, ” Vamp”. Em 2002, passou a co-apresentar o programa: ” Saia Justa”, do GNT. Antes ela havia comandado o programa” TVLeeZão”, na MTV, em 1990 . Em dezembro de 2005, fez, ao lado do marido, o talk-Show: ” Madame Lee”, na GNT. Em 2005, Rita tornou-se avó pela primeira vez. Nasceu Izabella, filha de Beto Lee.

Em 2007, Rita Lee fez 40 anos de carreira. De 1986 a 1992 ela escreveu quatro livros infantis, que têm como protagonista, o rato cientista Dr Alex.

Seus principais sucessos são: ” Agora Só Falta Você”, ” Coisas da Vida”, ” Menino Bonito”, “Ovelha Negra”, Fruto Proibido”, ” Luz Del Fuego”, ” Arrombou a Festa”, ” Jardins da Babilônia”, “Mania da Você”, ” Doce Vampiro”, ” Lança Perfume”, ” Saúde”, ” Flagra”, ” Pega Rapaz”,”Bwana”, “Obrigado Não”, ” Era Venenosa”,” Desculpe o Auê”, ” Amor e Sexo” e “Tudo Vira Bosta”.

Seu trabalho mais recente data de 2009. Foi o CD e DVD “Rita Lee Multishow Ao Vivo”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação