MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICARDO BLAT


Ricardo Blat é um ator brasileiro e seu nome completo é Ricardo Barbosa Blat. Ele nasceu em São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos, em 16 de novembro de 1950. Atua em teatro, em cinema e em televisão.

Iniciou sua vida artística em teatro. Na década de 60, começou no TEM- Teatro Experimental Mogiano. E foi com o TEM, que alguns anos depois ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, quando fez a peça: ” Sem Eu”, de Benê Rodrigues, no VIII FETAESP. Benê Rodrigues ganhou como Melhor Texto.

Ricardo Blat tem vários artistas na família. Seu irmão é o ator Rogério Blat e seu primo Caio Blat.

Ainda bem no começo da carreira, em 1971, soba direção de Antunes Filho, fez: ” Peer Gynt. e depois teve bom papel na peça : ” Equus”. Ricardo trabalhou com os melhores diretores e recebeu vários prêmios, inclusive em 1991, o Prêmio Shell de Melhor Ator, pela peça: ” Uma História de Borboletas”.Encenando peças para crianças, recebeu o prêmio ” Mambembe” e ” Coca-Cola”, ao interpretar: “O Patinho Feio”. E em 1992, recebeu o prêmio ” Mambembe”, por seu desempenho em: ” Na Solidão dos Campos de Algodão”.Entre seus trabalhos em teatro, ainda se destacam: ” Luzes da Boêmia” , ” Os Incontestáveis”, ” Ludwig E As Irmãs”, ” As Cadeiras”.

Ricardo Blat é também diretor teatral. Já dirigiu: ” Lendas e Parlendas”, ” A Menina dos Fósforos”, ” Os Gêmeos da Discórdia”, ” Anti-humanos atacam”.

No cinema, o ator fez mais de dez filmes. Podemos citar: ” O Trote dos Sádicos”, que foi o primeiro, em 1974; “Os Paspalhões em Pinóquio”; ” Tanga”; ” Anjos do Arrabalde”; ” Sem Canhão Não se Fala Aos Céus”; “Xuxa Requebra”; ” Madame Satã”; ” O Príncipe”; ” Carandiru”; ” Capital Circulante”; ” Achados e Perdidos”; ” Vinícius” e ” Última Parada 174″, que foi o último, em 2008.

Em televisão, Ricardo Blat começou na antiga TV Tupi, no ano de 1975, na novela: ” A Viagem”. Em seguida fez na Globo: ” Estúpido Cupido”. Em 77: ” Sem Lenço e Sem Documento”. Em 78: ” Te Contei?”. Em 79: “Memórias de Amor” e ” Marrom Glacê”. Em 82, fez no SBT: ” Destino” e ” Sombra do Passado”. Na Rede Bandeirantes fez: “Maçã do Amor” e ” Os Imigrantes”. Em 89, fez: ” Pacto de Sangue”. Em 1990, na Rede Manchete: ” Fronteiras do Desconhecido”. Depois: ” O Portador”, em 1991 e no mesmo ano, na Manchete: “Amazônia”, e ” Kananga do Japão”. Na Globo, em 93: ” Mulheres de Areia”. Em 94: ” Você Decide”. Em 95: “Decadência”. Em 96: ” O Fim do Mundo” e ” Caça Talentos”. Em 98, a minissérie global: “Hilda Furacão”. Em 2005, ainda na Globo: ” Hoje É Dia de Maria” e a minissérie: JK”. Em 2006, a novela infantil: “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Em 2007: ” Duas Caras”. Em 2008: “Uma Noite no Castelo” e ” Casos e Acasos”. Em 2009: ” Por Toda a Minha Vida”. Em 2010, fez a novela: ” Tempos Modernos”. Em 2011, outra novela, “Fina Estampa”.Em 2013, “Guerra dos Sexos”. E em 2014, “Meu Pedacinho de Chão”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação