REGINA HELENA DE PAIVA RAMOS

Regina Helena de Paiva Ramos nasceu em São Paulo em 02 de março de 1931.

Muito jovem, se formou jornalista na Faculdade Casper Libero, na Turma de 1952, ano em que também se filiou a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), e que começou a trabalhar no jornal “O Tempo” que tinha Herminio Saacchetta como seu Diretor de Redação e Verginaud Calazans Gonçalves como o seu Secretário de Redação.

Em 1954, Regina Helena passa a trabalhar no jornal “A Gazeta”  onde é crítica teatral e de dança deste periódico da Fundação Casper Libero.  Membro da UBE (União Brasileira de Escritores) e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), trabalhou na TV Excelsior nos anos 1960  e na TV Bandeirantes nos anos 1970, como redatora do programa “Revista Feminina” da pioneira da TV, Maria Thereza Gregori.

Como crítica de TV foi jurada dos Troféus Imprensa de 1967, 1968 e 1970 , sendo os dois últimos como a titular do jornal paulistano “Popular da Tarde”. Membro da Academia Paulista de Jornalismo (APJ) em sua cadeira nº 33, foi jurada do Miss São Paulo de 1963 e como dramaturga  teve sua peça “E Agora ? Que Faço com o Pernil?” , adaptada no teleteatro “Senta que lá vem Comédia” em 2005, na TV Cultura, com produção da atriz Analy Alvarez.

Regina Helena de Paiva Ramos em 2010 publicou o livro”Mulheres Jornalistas- A Grande Invasão” (pela Editora da Imprensa Oficial de São Paulo, juntamente com a Faculdade de Jornalismo Casper Libero)  onde biografa sessenta e sete jornalistas brasileiras.

Recentemente entrevistou Marika Gidali, Eva Wilma e Silvio de Abreu para o programa “Persona em Foco” da TV Cultura, canal 2 de São Paulo.