MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


REGINA BRAGA, autora


Regina Lúcia Viana Braga nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de novembro de 1941.

Começou como artista plástica na década de 1960 e no final dos anos 1970 passou a atuar como poetisa e roteirista de televisão e cinema.

Como roteirista e novelista trabalhou em várias emissoras, começando pela TV Globo, onde ajudou  Doc Comparato na adaptação da obra de Érico Veríssimo, “O Tempo e o Vento”, em 1985. Em seguida foi co-autora da minissérie “Tenda dos Milagres”, ao lado de Aguinaldo Silva, também para a TV Globo.

Em 1986, adaptou para o horário nobre da TV Globo, o remake da novela “Selva de Pedra”, um original de Janete Clair, ao lado de Eloy Araújo, e ficou na emissora até 1990, quando escreveu a novela para o horário das 18 horas, “Pacto de Sangue”. 

Passou pela TV Bandeirantes, onde em 1995 escreveu “A Idade da Loba”, em parceria com Alcione Araújo, novela estrelada por Betty Faria e Adriano Reys.

Foi para a TV Manchete onde criou o seriado semanal “Família Brasil” e escreveu outros programas para a emissora.  Nessa emissora assumiu a 2ª parte da novela “Amazônia“, que foi totalmente reformulada.

Seu último trabalho na TV foi a minissérie “O Marajá”, escrita junto com Márcio Tavolari, para a TV Manchete, que foi proibida de ir ao ar na data da sua estréia na emissora, por uma liminar impetrada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Regina Braga foi casada com o tompetista e flautista norte-americano Bill Horne, e faleceu repentinamente em 01 de novembro de 1999.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação