MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAUL GIL


Raul Gil é filho de imigrantesespanhóis. Ele nasceu no bairro do Ipiranga,capital paulista, em 27 de Janeiro de 1938.

Começou atrabalhar muito cedo, para ajudar os pais. Foi feirante, vendedor de pastéis,frutas, azeitonas. Depois foi ser metalúrgico, na fábrica Fundição Brasil eTermomecânica. Também trabalhou na empresa Transporte Londrino e RodoviáriaSanta Fé. Mas desde os 8 anos tinha paixão pela carreira artística e foilevado pelos irmãos para assistir ao programa de rádio:”Clube do PapaiNoel” e ele ficou encantado.

Anos mais tarde Raul Gil resolveuenfrentar um programa de calouros. Foi rejeitado 17 vezes. Mesmo assim nãodesistiu. Foi, porém , convidado para cantar nos Calouros Toddy, que eraapresentado por Hebe Camargo e foi vitorioso. Começou então sua carreira devitórias. E ele, todo feliz, cantou em vários locais: parques de diversão,circos, festas, etc. Ele passou a fazer parte de um grupo de artistas,entre os quais: Adoniran Barbosa, Maria Tereza e outros, que eram destaque naépoca. Participou da Caravana do Peru, dirigida por Silvio Santos.Ele jáestava casado e precisava trabalhar.

Em 8 de dezembro de 1960 foi convidado porSônia Ribeiro para cantar em seu programa. E em 11 de dezembro nasceu suaprimeira filha, Nancy. Foi nesse mesmo dia que iniciou como cantor profissional,no programa de Geraldo Blota: “Alegria dos Bairros”. Na época em quecomeçou a cantar e por influência dos pais, pois a moda era bolero, Raulgostava de cantar boleros. E assim ele gravou 8 discos de 78 rotações, 3 Lps e2 cds, todos com boleros. E percebeu só então que gostava também de humor,pois é uma pessoa sempre bem humorada. E tem facilidade para fazer imitaçõesEle imitava convincentemente os cantores: Gregório Barrios, Vicente Celestino,Cauby Peixoto e o humorista Mazzaropi. E foi assim que virou apresentador deprogramas, somando essas suas características. Em 1967, José Vasconcelos, queera apresentador de um programa na TV Excelsior, desistiu do programa em cima dahora.

Chamaram Raul, que fazia uma boate nas proximidades e ele aceitou.Começou assim sua carreira. Estreou a seguir, oprograma:”Raul Gil Room”, pela TV Excelsior. Passou depois paraas emissoras: Bandeirantes, Tupi,SBT,Record. Em verdade todas o disputavam,poisseus programas sempre deram grande audiência . Na década de 90 foi para a TVRecord e revelou vários talentos nacionais, tais como: Sidney Magal, Grechen,Cristian e Ralf, Só pra Contrariar, Katinguelê, Mara Maravilha, Gera Samba,Ultraje a Rigor, Titãs e muitos outros. Seu programa decalouros era imperdível, tal a qualidade dos cantores , o que resultou naprofissionalização de vários deles.

O importante a se salientar em Raul Gil, que tem essa longa carreira desucesso, é sua ligação com a família. Casado que é com Carmem Sanches hámuitos anos, pois ele se casou com apenas 21 anos,eles são muitofelizes. Têm dois filhos: Nancy, que é jornalista e Raul Gil Filho, queé diretor do programa do pai, desde os 18 anos de idade. A caçula da famíliaé Raquel, filha de Nancy e xodó do avô. Dona Carmem também éescritora e escreveu o livro: “Janela da Alma”. A família temjuntos a empresa; Luar Company, que cuida do programa de Raul Gil, licenciamentoda marca, gravação de CDs, jingles e trilhas sonoras, produtora de vídeo ,com estúdio e equipamento próprios. Assim é, em síntese, a biografia de RaulGil, sem dúvida uma grande vencedor.

Em Junho de 2010, transferiu-se da Band para o SBT, onde apresenta o seu programa nas tardes de sábado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação