MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAPHAEL RABELLO


Seu nome completo era Rafael Baptista Rabello Nascimento. Ele nasceu em 31 de outubro de 1962, em Petrópolis, interior do Rio de Janeiro. Era músico. Tocava violão, viola de sete cordas, e muita música instrumental. Ele faleceu em 27 de abril de 1995.

Raphael Rabello nasceu em uma família musical .Sua irmã Luciana Rabello ficou conhecida por tocar muito bem seu cavaquinho; O irmão mais velho de Raphael foi seu 1º professor de violão. Raphael também recebeu aulas de violão com o famoso professor Jaime Florence, o conhecido Meyra, que deu aulas até para Baden Powell, nos anos 40.

Raphael passou a tocar viola de sete cordas, por influência de Dino 7 Cordas, o mestre do instrumento. Desde a adolescência, o garoto Raphael tocava vários instrumentos e aos 14 anos fez sua primeira apresentação em público e participou de uma gravação, junto com o famoso Turíbio Santos.

Raphael nunca teve aulas com Dino 7 Cordas, mas participou de uma gravação com ele, num álbum em 1991. Mas o jovem Raphael gostava tanto do instrumento, que copiando Dino, por um tempo passou a cognominar-se Raphael 7 Cordas.

Nos anos 80, Raphael participou de várias gravações. São alguns de seus trabalhos:

Em 1977: “ Os Carioquinhas”. Em 82: “ Tributo a Garoto”. Em 82; “ Raphael 7 Cordas”.Em 87: “ Raphael Rabello Interpreta Radamés Gnatalli”.Em 88: “Raphael Rabello”.Em 89, Raphael faz a gravação: “ Nelson Gonçalves e Raphael Rabello”.Em 1930: “Á Flor da Pele”.Em 91: “ Raphael Rabello e Dino 7 Cordas”. No mesmo ano gravou:” Raphael Rabello e Elizeth Cardoso”.Em 92: “Shades Of Rio “.Ainda:” Todos os Tons” e “ Dois Irmãos”.Em 93: “Delicatesse”. Em 94:” Cry, My Guitar” . “ Relendo Dilermando Reis” Em 96: “Brasil Musical”. Em 97: “Raphael Rabelo e Armandinho em Concerto”.

Vieram depois gravações póstumas:

Em 2001: “ Amélia Rabello e Raphael Rabello” e em 2002: “ Mestre Capiba”.

Ele deixou dois CDs gravados em sua homenagem e uma escola em sua cidade recebeu seu nome.

Elogios:

Todos os grandes músicos deixaram grande elogios a Raphael Rabello. Entre eles: Paco de Lucia, Marco Pereira, Francis Hime, Lee Ritenour,Andreas Kisser, Gal Costa e vários outros.

Morte:

Raphael teve um acidente de carro, quando precisou receber uma transfusão de sangue, que lhe passou AIDS. Ficou desesperado, apegou-se á drogas, chegando a se mudar do Brasil, indo dar aulas nos Estados Unidos, procurando se refazer. Mas voltou ao Brasil, sempre desesperado.

Segundo alguns, ele faleceu de AIDS. Outros, os mais próximos, disseram que ele teve apneia do sono, o que havia ocorrido com outros da família.

Ao morrer, ele estava com apenas 32 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação