MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PIETRO MÁRIO


Pietro Mário Francesco Bongiancchini nasceu em Piemonte, na Itália, em 29 de junho de 1939. Ele foi um dos primeiros atores a encabeçarem o elenco da recém fundada TV Globo, em 1965.

Pouco depois o diretor artístico da emissora, Abdom Torres sugeriu que Pietro, que estava com 26 anos, apresentasse o Clube do Capitão Furacão. O ator assumiria a identidade de Capitão Furacão, um comandante da Marinha que contava histórias vividas em alto mar, para a criançada.

O programa foi ao ar no mesmo dia em que a emissora foi inaugurada, 26 de abril. E conseguiu índices altos de audiência. O comandante usava jaqueta azul, quepe branco. Tinha barbas brancas e mandava mensagens, além de suas histórias de viagens. Falava muito sobre levar os estudos a sério e respeitar os mais velhos. Intercalava suas falas com seriados importantes, como “Os Três Patetas” e “O Super-Homem”.

E ele, o capitão, era ajudado por “grumetes”, sendo a principal delas Elisângela, que se tornou depois importante atriz da Rede Globo de Televisão. O programa saiu do ar após cinco anos, para tristeza de muita gente, principalmente de Pietro Mário.

Ele passou a ser um dublador importante e tem em seu currículo o orgulho de ter sido a voz de inúmeros personagens de desenhos animados e filmes famosos, como “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” e em outros grandes filmes. Vozeirão forte e quase” cavernoso”, ele ainda está na ativa, como um dos maiores dubladores brasileiros.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação