MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PIETRO MARIA BARDI


Pietro Maria Bardi nasceu em La Spezia, na Italia, em 21 de fevereiro de 1900.

Em 1917, foi convocado para integrar o exército italiano e partiu de sua cidade natal para não mais retornar a ela. Após o exército inicia sua carreira jornalística a partir de Bérgamo. Trabalha no  Giornale di Bergamo e no Corriere della Sera. 

Em 1924, Bardi transfere-se para a cidade de Milão e se casa com Gemma Tortarolo, com quem teve duas filhas. Lá começa a atuar como marchand e crítico de arte,e participando de uma exposição em Buenos Aires visita pela primeira vez o Brasil em 1933.

Se divorcia em 1945 e em 1946 se casa com a arquiteta Lina Bo Bardi, que conheceu em Roma, e ambos vêm viver no Brasil, onde desembarcam no Rio de Janeiro e organizam a Exposição de Pintura Italiana Moderna.

Pietro Maria Bardi conhece Assis Chateuabriand e juntos eles montam o Museu de Arte de São Paulo (MASP), e de 1947 a 1996, ele dirige e comanda o Museu, se tornando um símbolo em termos de Museologia.

Em 1992, lançou o livro “História do MASP” e logo depois a revista Quadrante. Nesse mesmo ano ficou viúvo de Lina Bo Bardi e afastou-se do comando do MASP em 1996.

Teve vida longeva e faleceu em Sao Paulo, aos 99 anos de idade, em 10 de outubro de 1999.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação