MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PETER GASPER


Peter Manhardt nasceu na Alemanha em 05 de junho de 1940.

Emigrou para o Brasil, juntamente com sua Irmã mais velha, a futura Atriz Elizabeth Gasper, e a exemplo dela, também bem jovem começou a trabalhar na Televisão.

No antigo canal 13 do Rio de Janeiro, a  TV Rio, já com o nome artístico de Peter Gasper, começa a trabalhar nos anos 1960, mais precisamente no ano de 1964, onde se destaca como um dos autores dos cenários do espetáculo musical da cantora italiana Rita Pavonne, exibido pela TV Rio, no ano seguinte, num trabalho sob a direção artística de José Octavio Castro Neves. Esse cenário é um dos representantes do Brasil na Bienal Internacional de Teatro , que ocorreu em São Paulo no ano seguinte.

Em 1966, Peter Gasper já está na TV Globo, trabalhando como cenógrafo da novela “O Rei dos Ciganos” de Moyses Weltman, com direção de Ziembinski,  juntamente com o futuro carnavalesco Arlindo Rodrigues.

Também trabalha na TV Record, no final dos anos 1960 e retorna a TV Globo na década de 1970, onde faz vários trabalhos como iluminador, na primeira edição do “Rock In Rio” em 1985 e também em várias edições do Especial de final de ano do cantor Roberto Carlos em 1983 e 1984.

Um mestre da iluminação, Peter Gasper também cuidou de especiais televisivos de Gal Costa (“Grandes Nomes“); Simone (“Simone Especial“) e também do programa “Mulher 80“, com direção de Daniel Filho, programa que reuniu num só palco Regina Duarte e treze importantes cantoras brasileiras.

Peter Gasper criou uma revista, especializada em iluminação chamada “Luz e Cena”, e faleceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 2014, aos 73 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação