MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PERNAMBUCO DE OLIVEIRA


Pernambuco Gago Sacadura de Oliveira é o nome completo do cenógrafo Pernambuco de Oliveira. Ele nasceu na cidade de Olinda, estado de Pernambuco, em 10 de junho de 1922.

Foi para a cidade do Rio de Janeiro e sempre se interessou por Artes Plásticas. Foi contratado como o primeiro cenógrafo, quando foi inaugurada a primeira emissora do Rio, a TV Tupi, Canal 6, em janeiro de 1951. E aí ele começou a trabalhar a toda, com todo o amor e carinho, como era necessário naquela época, já que os principais programas da emissora ficavam sob sua responsabilidade. E assim ele assinou, entre outros, os cenários dos programas: ” Espetáculo Tonelux”, ” Sessão das Cinco”, e vários outros.

Notabilizou-se por ser o pioneiro em cenografia da televisão brasileira, no Rio de Janeiro.

Depois Pernambuco transferiu-se para a TV Rio, e foi o cenógrafo do famoso programa: ” Noite de Gala”. Esteve ainda na TV Continental, sempre como o principal cenógrafo. Fez cenografia de peças importantes, tais como: “A Guerra Mais ou Menos Santa”, escrita por Mário Brasini; ” Samba do Ciúme”, dirigida pelo grande produtor e cineasta Chianca de Garcia.

Ele dirigiu várias peças, entre as quais: ” Lázaro”, de Francisco Pereira da Silva.

E foi também dramaturgo. Escreveu diversas peças infantis, dentre as quais: ” A Revolta dos Brinquedos” e “A Guerra do Chocolate”.

Pernambuco de Oliveira foi professor de Cenografia do ” Conservatório Nacional de Teatro”, do Rio de Janeiro. Deu aula ainda na antiga FIEFIG, atual : ” Teatro da UNIRIO”. Formou com isso importantes e competentes cenógrafos. Foi ainda diretor da SBAT- Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, chegando ao Conselho dessa instituição, em 1981. Participou de Bienais de Teatro em São Paulo. Foi premiado com a Medalha da ABCT- Associação Brasileira de Críticos Teatrais, por duas ocasiões, como Melhor Cenógrafo de TV em 1957, na TV Tupi e em 1958, na TV Rio.

Pernambuco de Oliveira faleceu em 3 de fevereiro de 1983, aos 60 anos, na cidade do Rio de Janeiro,, mas é lembrado ainda com saudade, por todos os seus colegas..

O prefeito Jamil Haddad colocou seu nome em uma rua , no bairro de Campo Grande.

 

por Fábio Siqueira

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação