MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PENNA FILHO


Adalberto Penna Filho nasceu em Vitoria, a capital do Espírito Santo em 11 de março de 1936.

Em sua cidade natal começa a trabalhar como repórter e em 1953, vem a São Paulo, para trabalhar na nascente Radio Nacional, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em razão de seu rápido destaque artístico, também trabalha na outra Radio da OVC, a Radio Excelsior.

Vai tempos depois para a TV Paulista, canal 5, atuar no programa humorístico “Clube da Alcachofra” e apresenta o programa sobre Cinema, “Cinemancadas” em 1964. No ano seguinte, trabalha como ator na novela “A Sombra do Passado“, de Leonardo de Castro, com direção de Moreira Junior em 1965.

Em 1966, é o assistente de direção de Ary Fernandes, no seriado “Águias de Fogo“, exibido pela TV Tupi, canal 4 de São Paulo. Também talentoso jornalista, trabalhou nos programas “Globo Repórter” e “Fantástico” na TV Globo e no Departamento de Jornalismo da TV Cultura.

Como cineasta, dirigiu a comédia “Os Amores de um Cafona”, juntamente com Osiris de Figueiroa  em 1970,  e no ano seguinte, dirige “O diabo tem mil chifres”. Também é o diretor de “Até o Ultimo Mercenário”, com Bentinho e Marlene França, lançado em 1971.

Foi morar em Florianópolis, Santa Catarina, onde concluiu seu ultimo filme, “Das Profundezas” em 2013,  um tocante documentário  sobre o trabalhos dos mineiros nas minas de carvão catarinenses.

Penna Filho faleceu em Florianópolis, em 30 de abril de 2015, aos 79 anos e teve o seu corpo cremado no Crematório de Balneário  Camboriú, tendo suas cinzas transladas para a sua cidade natal, a capital do Espirito Santo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação