MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PEDRO ZEBALLOS


O nome completo de Pedro Zeballos é Pedro Eduardo de Oliveira Zeballos. Ele nasceu em 1953, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.

Já na escola, Pedro começou a gostar do jornalismo. Criou um jornalzinho. Aos 16 anos, fez sua primeira matéria para o jornal: ” A Folha de Pinhal”. Em seguida trabalhou na “Pinhal Rádio Clube”, na época adquirida pelo senhor Gumercindo Barranqueiros, de Jundiaí.

Depois Pedro Zeballos foi para São Paulo, capital, em 1976, trabalhando numa agência de propaganda, que ficava no bairro do Bom Retiro. Mas Pedro se cansou do trabalho, que não o agradava, e resolveu passar uns dias em Pinhal. E foi de ônibus, pois queria aventura. Depois pegou avião, barco, mais ônibus e por fim Pedro Zeballos chegou à cidade de Belém do Pará. Lá ,dirigiu-se á Rádio Marajoara e pediu para fazer férias de algum profissional. A emissora pertencia ao grupo dos Diários Associados. E a “Rádio Marajoara” assinava todas as agências de notícias do mundo. Pedro leu tudo. No final daquele período, em que Pedro Zeballos dizia estar de férias, alguém o apresentou ao diretor de jornalismo da TV Marajoara. E Pedro fez teste para editor do telejornal” Factorama”, que cobria todo o estado do Pará. E ali ele permaneceu por todo um ano. Pedro começou quase por acaso, mas percebeu que tinha ” veia” para a redação.

Voltou a São Paulo e percorreu muitas emissoras do interior do estado, só não trabalhando em nenhuma emissora da Rede Record. Trabalhou na IPTV- antiga TV Campinas. Em 1986, fez o ” 24 Horas”, no SBT. Fez o ” TJ Brasil”, em 1993. Fez o ” RJTV- 2ª edição”, da Rede Globo. Chegou a chefe de Jornalismo da ” TV São Paulo Centro”, da TV Bandeirantes. Hoje, Zeballos é assessor de comunicação free-lancer.

Pedro viu e acompanhou toda a evolução que houve no telejornalismo. E ele diz: ” No começo o jornalismo era um troço muito romântico. Muita gente-muita mesmo, trabalhava de graça, só por trabalhar . Se mantinha com outro emprego. Só aos poucos as pessoas foram se profissionalizando. Mas a profissão continua sendo um sacerdócio”.

Pedro Zeballos foi também apresentador de telejornal por 20 anos.

O jornalista, desde 1996, passou a trabalhar junto a políticos. Começou como Assessor de Comunicação, na Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal. Em 1998, foi para a cidade de Bauru,como editor chefe do ” TV São Paulo- Centro”, na Bandeirantes. Em 2000 , foi ser editor de texto em campanha política, em São José do Rio Preto. Em 2000 ainda Assessor de Comunicação dos deputados Gilberto Kassab e Rodrigo Garcia. Em 2001/2002 foi ser Assessor de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado .Em 2002, foi Ombusdsman da ALLTV- a 1ª televisão via internet. Em 2005, foi ator da primeira novela feita para a internet, “Umas e Outras”, exibida na allTV. Desde então, decida-se a atuação em webdramaturgia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação