MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO MACHADO DE CARVALHO


Paulo Machado deCarvalho nasceu em São Paulo, em 9 de novembro de 1901,vindo de famíliatradicional.Estudou direito, na Faculdade do Largo São Francisco. Edepois foi para a Suiça, aprimorar seus estudos.

Voltou ao Brasil cheio desonhos, mas sua paixão logo se dirigiu ao rádio, que estava recém inauguradono Brasil. Em 1931 fundou a Rádio Record. O estúdio da emissora, paracomeçar, foi na Praça de República e depois transferiu-se para uma travessada rua Direita. bem no centro de São Paulo. Ali ficou por muitos anos. Emboraos estúdios da emissora fossem pequenos, Paulo Machado de Carvalho, homem finoe de bom gosto, apreciava a boa música e por isso contratou grandes orquestras,que enriqueciam a programação. E o jovem Paulo fazia de tudo em suaemissora: selecionava músicas, arquivava discos, dirigia programas eparticipou até da produção do primeiro jornal falado do rádio.

Curiosidade: esse jornal era comandado pelo jornalista Assis Chateaubriand, quemuitos anos mais tarde veio a ser seu concorrente, pois Chateaubriandfoi proprietário de emissoras de rádio e da Televisão Tupi. O mesmotendo acontecido com Paulo Machado de Carvalho. Chateaubriand criou as EmissorasAssociadas. E Paulo Machado de Carvalho criou as Emissoras Unidas.

Foi tambémele quem criou a Associação das Emissoras de São Paulo. Em 1944 Paulode Carvalho adquiriu a Rádio Panamericana, que ficava instalada na rua SãoBento. Essa emissora pertencia ao escritor e diretor Oduvaldo Viana, emsociedade com o publicitário Cosi. Embora fossem muito criativos e tivessemlançado uma grande programação, não deram conta da parte administrativa e umano após a inauguração, resolveram vendê-la. O primeiro comprador a aparecerfoi Paulo Machado de Carvalho. Veio com seus três filhos, todos bemjovens: Paulinho, Alfredo e Augusto, o mais novo.

Eles logo resolveramfazer uma emissora esportiva, pois eram apaixonados por esporte. À frente ficouPaulinho, o maior. Alfredo ficou na parte comercial e o mais novo , chamado de Tuta, só um pouco depois, foi trabalhar com os irmãos, constituindo-seem verdadeira revelação à frente da Rádio Panamericana,mais tarde chamadaJóvem Pan. Paulo Machado de Carvalho foi crescendo e logo eram suas, asrádios: Record, Panamericana, São Paulo, e mais tarde; Panamericana(Jovem Pan) AM e Panamericana( Jovem Pan) FM. Algumas dessas emissoras foram vendidasposteriormente.

Depois a família adquiriu a Televisão Record, em 1953. Em1990 a família vendeu a Rádio Record e mais tarde a Televisão Record, para osbispos da Igreja Universal do Reino de Deus. Paulo Machado de Carvalho, emboracomparecesse todos os dias às suas emissoras, em verdade as entregou aos seusfilhos Paulo e Tuta. Alfredo, o do meio, infelizmente faleceu prematuramente.Com isso Paulo Machado, o chefe do clã, dedicou-se aos esportes, na condição de dirigente de clube.

Tanto que anos mais tarde o Estádio Municipaldo Pacaembu, passou a se chamar Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.Ele havia sido inaugurado em 27 de abril de 1940, com a presença de GetúlioVargas, do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia .PauloMachado de Carvalho acompanhou duas seleções brasileiras ao exterior eelas foram vitoriosas, em 1958 e 1962.

Com isso passou a ser chamado de”O Marechal da Vitória”. O Estádio Paulo Machado de Carvalho hojetem capacidade para quarenta mil pessoas. Homem de fibra e de liderançanata, Paulo Machado de Carvalho nunca deixou de elogiar seus filhos ecolaboradores, que ele considerava extraordinários. Ele dizia que seuconglomerado de emissoras não se fez com conversa, mas com homens deforça,de trabalho e de fé. Paulo Machado de Carvalho foi um dos grandesnomes da telecomunicação brasileira, que não pode ser esquecido jamais.

Faleceu em 7 de março de 1992 esse homem , que foi advogado e grandeempresário brasileiro..

.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação