MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO LEBLON


Paulo Madureira Lebrão, em arte Paulo Leblon, nasceu em São José dos Campos, estado de São Paulo, em 25 de fevereiro de 1911. Muito inteligente, já em 1939, era secretário de um ginásio em sua cidade natal. Nesse mesmo ano, porém, abandonou o trabalho que vinha fazendo até então, e iniciou-se no rádio, como auxiliar de redação, na Rádio Atlântica, de Santos. Em seguida começou a escrever peças, shows, musicais e programas humorísticos. Descobriu sua vocação.

Deu certo e continuou. Em 1942, ingressou na antiga Rádio Cruzeiro do Sul, passou para a Rádio Cosmos, que foi depois Rádio América. Paulo Leblon foi então diretor artístico da emissora. Mais tarde, transferiu-se para a Rádio Cultura, sendo redator, ator, apresentador e diretor de Rádio-Teatro. De lá, a convite de Dermival Costa Lima, foi para as Rádios Tupi-Difusora, tendo participado, além dos programas de rádio, do lançamento da televisão, em 1950, com a “Escolinha do Ciccilo”, que foi o primeiro programa, logo após a apresentação oficial da primeira emissora de Televisão da América do Sul: a PRF3-TV.

Em 1951, trabalhou no Rio de Janeiro, na Rádio Mayrink Veiga. Voltou a São Paulo, para a Rádio Nacional paulista, onde continuou a apresentar seus programas humorísticos, formando um grande elenco de comediantes. Criador de vários tipos que se tornaram queridos do público, lançou diversos talentos no rádio e, mais tarde, na televisão, Canal 5, na época pertencente à Organização Vitor Costa. Em 1957, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde atuou, redigiu outros programas de grande sucesso na Rádio Tupi do Rio e Rádio Mayrink Veiga

Homem educado e de temperamento comedido, Paulo Leblon foi casado com Cidinha, com quem teve a filha Silvia, que se transformou na atriz Silvia Leblon. Cidinha faleceu e mais tarde Paulo casou-se com a radialista Alcina de Toledo. Eles tiveram a filha Maria Cristina. Alcina enviuvou e criou carinhosamente sua filha e a menina Silvia, filha de Cidinha com Paulo Leblon.

Paulo Leblon faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1958.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação