MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO COELHO


Paulo Coelho nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1947. Ele é escritor, produtor musical e letrista. Nasceu numa família de classe média e aos sete anos entrou no Colégio Padre Inácio, famosa escola da cidade. Seu pai era o engenheiro Pedro Paulo Coelho e sua mãe Lígia Coelho.

Desde garoto gostava de escrever e tinha um diário. Na escola participava de concursos de poesia e de teatro. Seus pais queriam que ele fosse engenheiro, mas ele já desde cedo queria ser escritor. As brigas familiares por esse motivos eram freqüentes, e ele tinha crises de depressão e raiva, tendo sido internado em clínicas, para ser tratado por psicólogos.

Na década de 60, entrou definitivamente para o teatro experimental e de vanguarda. Era ator e diretor. No começo da década de 70, colocou-se dentro do movimento hippie, e conheceu também o mundo das drogas e do ocultismo. Entrou para o movimento chamado: ” Caminho da Mão Esquerda”.

Na parte profissional, escrevia para jornais e revistas alternativas, como: ” A Pomba”. Em 1972, conheceuRaul Seixas, que na ocasião era diretor executivo da gravadora CBS, Tornaram-se parceiros em várias músicas. Raul Seixas, para incentivá-lo na carreira musical, chegou a colocar o nome de Paulo, na trilha que compôs para a novela: ” O Rebu”, da TV Tupi, sem que este tivesse escrito uma linha sequer.

Nessa mesma época, Paulo ficou amigo e seguidor de Aleister Crowley, da chamada: ” Sociedade Alternativa”,à qual Raul Seixas também aderiu.Como compositor, Paulo Coelho fez músicas para diversos interpretes, como Elis Regina, Rita Lee, Rosana Fiengo. mas seu fascínio pela busca religiosa e espiritual foi sempre grande e ele, como hippie , viajou pelo mundo inteiro e conheceu sociedades secretas, religiões orientais.

Seu primeiro livro lançado foi: ” Arquivos do Inferno”, em 1982, que não teve repercussão. O segundo livro foi: ” O Manual Prático do Vampirismo”, em 1985. Em 1986, Paulo Coelho, que se dizia católico não praticante, fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago. Fez, a pé, quase 700 quilômetros, da França a Compostela, na Galiza. E então escreveu: ” O Diário de Um Mago”, em 1987. E no ano seguinte, 1988: ” O Alquimista”. Estava lançado o grande escritor Paulo Coelho, no princípio para o Brasil, e depois para o mundo Ele foi considerado um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos em 18 países, chegando a marcade 100 milhões de exemplares.

Lançou: ” Brida”, em 1990; ” As Valkírias”, em 1992; ” Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei”, em 1994;” Maktub”, no mesmo ano; ” Monte Cinco”, em 1996; ” Manual do Guerreiro da Luz”, em 1997; ” Verônica Decide Morrer”, em 1998; ” O Demônio e a Sra Prym”, em 2000: ” História Para Pais , Filhos e Netos”, em 2001; ” Onze Minutos”, em 2003; ” O Gênio e as Rosas”, em 2004; “O Zahir”, em 2005; ” A Bruxa de Portobello”, em 2006; ” O Vencedor Está Só”, em 2008. Em 2010, Paulo Coelho lançou o livro: ” Aleph”,desde então líder de vendas.

Em 2007, Paulo Coelho participou, como ator, de uma novela da Rede Globo:” Eterna Magia”, fazia o papel de Mago Simon, representação humana do grande Dagda, deus supremo da mitologia celta.

Em 2009, foi lançado no Brasil o filme: ” Veronika decides To Die”, baseado no livro de Paulo Coelho, mas o filme sofreu muitas críticas negativas, pois o filme distanciava-se muito do livro. Ainda há projetos de verter para o cinema,seu livro: ” O Alquimista“. Paulo Coelho foi considerado, em enquete feita pela revista Época, um dos cem brasileiros mais influentes.

Em 25 de julho de 2002, Paulo Coelho entrou para a Academia Brasileira de Letras, sendo o oitavo ocupante da cadeira nº. 21, cujo patrono foi Joaquim Serra. Paulo Coelho substituiu Roberto Campos e foi recebido pelo Acadêmico Arnaldo Niskier.

Paulo Coelho é casado desde 1981, com a artista plástica Christina Oiticica.

Atualmente tem coluna semanal no jornal brasileiro ” O Globo” e escreve para mais 48 jornais de diversos países como: México, Argentina, Chile, Bolívia, Itália, Espanha, Alemanha, e inúmeros mais.

Paulo Coelho é Conselheiro Especial da UNESCO. Ele mantém uma instituição sem fins lucrativos para ajuda às famílias menos favorecidas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação