MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO BETTI


Paulo Sérgio Betti é o nome inteiro do ator Paulo Betti. Ele nasceu em 8 de setembro de 1952, na cidade de Rafard-SP. Foi crescendo aos poucos na carreira, dedicando-se ao teatro, ao cinema, mas principalmente à televisão.

Começou sua vida artística na antiga TV Tupi, que já estava em sua fase final. Foi no ano de 1979, na novela: ” Como Salvar Meu Casamento”. mas a Tupi faliu em 1980 e Paulo Betti foi para a Rede Bandeirantes de Televisão e ali participou da importante novela de Benedito Ruy Barbosa: ” Os Imigrantes”. Depois o ator fez também: ” Os Imigrantes-Terceira Geração” e ” Maçã do Amor”. Foi depois para a Rede Globo de Televisão, onde realizou quase toda sua carreira. Em 84, fez: ” Transas e Caretas” e ” Vereda Tropical”. Em 85: ” De Quina Para a Lua”. Em 86: ” Hipertensão”.

Em 87 transferiu-se para a TV Manchete e fez: ” Carmem”.Voltou, porém à Globo, e em 89 fez: “Tieta”.Em 92: ” Pedra Sobre Pedra”.Em 93: ” Mulheres de Areia”.Em 95: ” A Próxima Vítima”. Em 96: ” O Fim do Mundo”. Em 97: ” A Indomada”. Em 99: ” Força de Um Desejo”.Em 2001, fez a linda minissérie: ” Os Maias” e a novela: ” O Clone”. Em 2002: “Desejos de Mulher”. Em 2003: ” Kubanacan”.Em 2004, passou para a TV Record e fez: ” Metamorphoses”. Em 2007, voltou à Globo e fez: ” Paraíso Tropical” e ” Sete Pecados”. Em 2010, “Tempos Modernos”. Em 2011, “A Vida da Gente”. Em 2012, “Lado a Lado”.E em 2013, a temporada de “Malhação”.

Além das novelas acima citadas, Paulo Betti fez na televisão, as minisséries: ” Os Maias”(já citada); ” Colônia Cecília”; ” Incidente em Antares”; ” Engraçadinha…Seus Amores e Seus Pecados”; ” Chiquinha Gonzaga”; ” Luna Caliente”; ” JK”; ” Amazônia,De Galvez a Chico Mendes”. Essas minisséries aconteceram de 1989 a 2007. O ator ainda participou dos seriados : ” Brava Gente”; ” Malhação”;”Minha Nada Mole Vida”; “A Diarista”; ” Casos e Acasos”.Esses seriados aconteceram de 2003 a 2008. O ator ainda fez especiais na Rede Globo de Televisão.

No cinema, Paulo Betti começou em 1985 e fez dois filmes:” Jogo Duro” e ” Fonte da Saudade”. Em 87, fez: ” Besame Mucho”. Em 88: ” Dedé Mamata”. Em 89: Doida Demais “. Em 90: Césio 137- O pesadelo de Goiânia”. Em 91: ” Olha!Isso pode dar Bolo’, um curta-metragem. Em 94: ” Lamarca”. Em 95: ” Biu, A Vida RFeal Não Tem Remake”. Em 96: “Quem Matou Pixote”. Em 97: Guerra dos Canudos”,” Ed Mort”, “O Amor Está No Ar”. Em 99: ” O Toue do Oboé”,” Mauá-O Imperador do Brasil” e ” Oriundi”. Em 2000:” Um Anjo Trapalhão” e ” Os Idiotas Mesmo”. Em 2001: ” Onde Andará Petrucio Felker”. Em 2002: “Querido Estranho”. Em 2005: ” Cafundó”, onde foi além de ator, diretor. Em 2006: ” Chatô, o Rei do Brasil|”, ” Irma Vap-O Retorno”, ” Tapete Vermelho” e ” Zuzu Angel”.

Além de um ator muito conceituado e procurado por todos os veículos, Paulo Betti também fez nome como pessoa ligada à política e mais precisamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele apoiou Lula em todas as suas campanhas presidenciais e produziu, ao lado de Adair José, o famoso vídeo-clip e jingle: ” Lula-Lá”.

Paulo Bettti foi casado com a bela atriz Eliane Giadini, entre 1973 e 1997 e eles tiveram duas filhas: Juliana e Mariana. Depois ele se casou com a também atriz Marfia Rib eiro, que é mãe de seu filho João.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação