MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


OSMAR MILANI


Bisneto, neto e filho de músicos, Osmar Milani nasceu no interior de São Paulo,na cidade de São José do Rio Preto. Família numerosa, eram sete irmãos, todos músicos. Osmar Milani fez o primário e o ginasial em sua cidade natal, mas depois transferiu-se para a capital paulista e conseguiu emprego de músico, na orquestra da Orlando Ferri. Em seguida foi para o Guarujá, e começou a trabalhar no Cassino Guarujá. “Foi uma época belíssima, pois o jogo era permitido e o Guarujá era realmente o Guarujá“, diz hoje o maestro, reprovando a proibição governamental do jogo, o que aconteceu no governo de Eurico Gaspar Dutra. Depois Milani voltou a São Paulo e começou a atuar em emissoras de rádio.

Milani passou por quase todas as emissoras de rádio de São Paulo: Cultura, Record, América, Bandeirantes,Gazeta, Nacional, emissora na qual foi o maestro titular.

Quando a TV Globo adquiriu a Rádio Nacional e a TV Paulista, lá estava o maestro Osmar Milani, que então passou a trabalhar em televisão. E assim fez a parte musical de “O Mundo é Das Mulheres”, programa de Walter Forster, apresentado por Hebe Camargo e várias outras atrizes. Fez ainda o programa da comediante Dercy Gonçalves,para quem compôs arranjos e tocava sinos, para prestigiar os entrevistados do dia. Também compôs trilhas de aberturas de outros programas.

Depois Osmar Milani passou para o SBT e esteve muitos anos ao lado de Sílvio Santos.O ritmo era “bastante puxado”, diz o maestro, mas deixou saudade.Foram 30 anos de trabalho.Chegava a fazer uma apresentação de sua orquestra no interior paulista e depois pegar a estrada, para trabalhar na emissora no dia seguinte. Adorava os programas: “Show da Loteria”e o “Boa Noite, Cinderela”, programa infantil em que Silvio Santos dava uma montanha de presentes às crianças. O maestro gostava de estar naquela “festa’,como lhe parecia o programa. E dai sua eterna admiração por Silvio Santos, que faz questão de demonstrar.

O maestro ainda viaja pelo interior e até outros estados, com sua orquestra, para tocar em bailes de formatura e em eventos de empresas. Ele sempre vai, pois quando contratam a orquestra, fazem questão da presença do maestro, sem o qual , dizem, a orquestra não é a mesma.

Casado com dona Marlene, a quem chama de”patroa”, o maestro Oscar Milani , que tem um filho , que é médico , é avô de Bia e Júlia, sendo que uma delas toca piano, para felicidade do avô.

Esse é o grande Maestro Osmar Milani, que esteve toda a vida à frente de sua orquestra, que acompanhou, entre outros,os famosos cantores: Orlando Silva, Vicente Celestino, Sílvio Caldas, Francisco Alves., grandes nomes da música brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação