MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ORLANDO MORAIS


Seu nome completo é Orlando Morais Filho. Ele nasceu na cidade de Goiânia, capital de Goiás, em 22 de janeiro de 1962. É musico, compositor e cantor. Tem vários discos gravados.

Sua vida:

Começou a se interessar por música, quando tinha quatro anos de idade. Foi precoce..Começou, já naquela idade, a tocar piano de ouvido. Seu pai, de nome Orlando de Morais,fazendeiro, de tradicional família goiana, ficou muito orgulhoso e sua mãe Odicia Conceição também. Ela é artista plástica. Orlando tem seis irmãos, que se chamam; João, Waléria Rosana, Rose Wanessa, Rosângela Salomé, Roselle Serena e José Alexandre. Tiveram uma mulher que ajudou a criá-los,, a quem eles deram o apelido de “ Mãecema” e que os ensinou, entre outras coisas: o amor, como bem maior da humanidade, força contra todos os males.

Ainda garotão, com apenas 17 anos de idade, Orlando resolveu “ ganhar o mundo”: foi para o Rio de Janeiro.Prestou exame e entrou na “Faculdade Cândido Mendes”, e foi estudar Direito. E também resolveu fazer um curso de “Artes Cênicas”. E ainda prestou um concurso no “ Conservatório de Música”, classificando-se em 1º lugar. Achou que tinha encontrado o seu verdadeiro caminho e resolveu trancar a matrícula da faculdade.

Em 1982, foi para a Europa. Arranjou emprego de pianista no “Hotel Vermar”, em Portugal , onde ficou dois anos e depois mudou-se para a França e também ficou como pianista, por dois anos,no bar: “ Le Tribulum”.

Voltou para o Brasil, montou a banda: “ Cavalo de Tróia”, e excursionou por São Paulo, Rio, Goiás.

Conheceu Glória Pires,atriz, se apaixonou e com ela se casou em 1988.

Em 1990, gravou seu primeiro disco: “ Orlando Morais”.

Muitos outros discos e muitas músicas vieram. Citemos:

Os discos:

1990: “ Orlando Morais”-LP;1991: “ A Rota do Indivíduo”, LP; 1993: “ Ímpar”- CD; 1995:” Abismo Zen”- CD;1997:” Agora”-CD;”1999: “ Sete Vidas”- CD;2001: “ Na Paz”- CD; 2003: “ Tudo Certo”- CD.

Suas músicas:

São inúmeras. Citemos algumas:

“ Certo País”,” Divinamente Nua a Lua”,” O Futuro”,” Oriental”, “ Portuga”,” No Trânsito”,” Cruzando Raios”,” Mãe”,” Grunir”,” Marujo de Estrada”,” Se Você Pensa”,” Cidadão”, “ Ninguém”,” Ímpar”,” Antônia”, “ Sonora”,” Futebol”, “Curvas e Retas”,” Figura”,” Costura”,” A Montanha e a Chuva”, “ Libera”,” TV, Rádio e Jornal”, “ O Que Vem a Ser Felicidade”,” Gamela”, “ Negro Céu”,” Uma Vida Só”,” Poderoso Chefão”,” Cuba” e inúmeras outras.

Como cantor:

Em 1999, privilegiou seus amigos, mostrando seu lado de interprete e cantando músicas de: Gilberto Gil( “ Se Eu Quiser Falar com Deus” e outras), Lulu Santos(“ Certas Coisas”), Alceu Valença(“ Lindo Lago do Amor”),Caetano Veloso( “Terra”) e outras.

Musicas de novelas:

Orlando Morais teve muitas de suas músicas colocadas em novelas, como: “ O Dono do Mundo”. “ Vamp”, “ Ana Ráio e Zé Trovão”,” Mulheres de Areia”, “Memorial de Maria Moura”, “ O Rei do Gado”, e outras.

Prêmios:

Orlando Morais já recebeu muitos prêmios.

Ele e a esposa Glória Pires têm vários filhos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação