MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NOEL ROSA


O nome completo de Noel Rosa é Noel de Medeiros Rosa. Nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910. Ele foi cantor, compositor, bandolinista, violonista e um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos.Filho de Manuel Garcia de Medeiros Rosa,comerciante e de Martha de Medeiros Rosa, professora. Nasceu de parto dificil e foi submetido a forceps, que acabou por afundar sua mandibula, o que o deixou para sempre marcado.Família de classe média,do bairro carioca de Vila Isabel, o garoto estudou no tradicional Colégio São Bento, de 1923 a 1928. Entrou para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mas não ficou, pois sua atração maior era o samba, os sambistas, a vida boêmia, e noitadas regadas a cerveja.

Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido. Pegou gosto pela música. Logo passou a tocar violão e entrou para vários grupos musicais. Foi do “Grupo dos Tangarás”, ao lado de João de Barro, o Braguinha, de Almirante, Alvinho e Henrique Brito. Em 1929, começou a compor. Fez: ” Minha Viola” e ” Toada do Céu” e ele mesmo as gravou. Em 1930 fez: ” Com Que Roupa?”, um samba bem-humorado que sobrevive até hoje, sendo que é considerado um clássico da música brasileira.

Ele foi considerado um cronista do cotidiano brasileiro, sendo elogiado até pelos colegas, como Orestes Barbosa, dentre outros, que o chamava de ” Rei das Letras”. Todos os cantores importantes queriam gravar seus sambas, entre os quais Mario Reis, Francisco Alves, Aracy de Almeida.

Sua vida sentimental foi atribulada, tendo se apaixonado ao mesmo tempo por duas mulheres.Em 1934, casou-se com Lindaura, mas confessava que era apaixonado por Ceci, a “dama do Cabaré”.

Foi tomado pela tuberculose, moléstia muito comum e perigosa da época. Por isso ia muitas vezes para lugares altos, de climas melhores, mas voltava sempre à boemia, onde tinha seus amigos e sua verdadeira vida. Chegou a mudar-se para Belo Horizonte e a trabalhar na Rádio Mineira, mas não aguentava e voltava para o centro boêmio do Rio.

Noel Rosa faleceu em sua casa na Vila Isabel, no Rio, em 4 de maio de 1937. Estava com apenas 26 anos.

Sua importância na música brasileira, porém, foi tanta, que muitos trabalhos foram feitos sobre ele, após sua morte. Livros, filmes, espetáculos. Dentre os livros , os mais importantes sobre Noel são: ” No Tempo de Noel Rosa”, escrita por Almirante, homem de rádio, que era seu amigo e ” Noel Rosa- Uma Biografia”, escrita por João Máximo de Carlos Didier. No cinema ele foi retratado em vários filmes, como: ” O Mandarim”; ” Noel, o Poeta da Vila”; ” Com Que Roupa?”; ” Noel Por Noel”; ” Isto É Noel Rosa”.Há um filme raríssimo em que aparece a imagem do próprio Noel, com a ” Banda dos Tangarás”, dentro do curta- metragem: ” O Cantor do Samba” A música de Noel Rosa está em um sem-número de filmes brasileiros. Em teatro, Plínio Marcos o retratou em ” O Poeta da Vila e Seus Amores”, encenado do Teatro Popular do Sesi, tendo ficado em cartaz por mais de dois anos.

Há uma estátua de Noel, localizada na entrada de Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Noel Rosa escreveu mais de 300 composições.

As mais famosas são:” A.E.I.O.U”; ” Até Amanhã”; ” Cem Mil Reis”; ” Com Que Roupa?”;”Conversa de Botequim”;” Coração”; ” Cor de Cinza”; ” Dama do Cabaré”;” De Babado”; ” É Bom Parar”; “Feitiço da Vila”; ” Feitiço de Oração”; ” Filosofia”; ” Fita Amarela”; ” Gago Apaixonado”; “João Ninguém”; ” Minha Viola”;” “Mulher Indigesta”; ” Não Tem Tradução”; ” O Orvalho Vem Caindo”;” O X Do Problema”;” Palpite Infeliz”; ” Para Me Livrar do Mal”; ” Pastorinhas”; ” Pela Décima Vez”; ” Pierrô Apaixonado”; ” Positivismo”;” Pra Que Mentir”;” Provei”; ” Quando o Samba Acabou”; ” Quem Dá Mais? “; “Quem Ri Melhor”; ” São Coisas Nossas”;” Tarzan, o Filho do Alfaiate”; ” Três Apitos”; ” Último Desejo”; ” Você Por Exemplo”; ” Você Só…mente”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação