MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NEY SANTANNA


O nome completo de Ney Santanna é Ney Sant’Anna Pereira dos Santos. Ele nasceu na capital paulista, em 17 de janeiro de 1953.Ele é roteirista,diretor de cinema, ator e produtor . Atua também em televisão.

Ney Santanna é filho do grande diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos.

Em cinema:

Começou em 1970, fazendo o filme: “ Azyllo Muito Louco”. Em 74, fez: “ O Amuleto de Ogum”.Em 75: “ Joanna Francesa”.Em 76: “ Soledade, a Bagaceira”. Em 1977, trabalhou em quatro filmes:” Paraíso no Inferno”, “ A Árvore dos Sexos”, “ Ladrões de Cinema” e “ Gente Fina É Outra Coisa”.Em 1978, participou do filme: “ A Dama do Lotação”. Em 80: “ Insônia”. Em84: “ Memórias do Cárcere”. Em 1998: “ Vox Populi”. E em 2006, fez: “ Brasília 18%”.

Em televisão:

Em 1977, fez na TV Tupi: “ Cinderela 77”.Em 78, na TV Globo: “ Pecado Rasgado”. Em 79, ainda na Globo, fez a novela: “ Memórias de Amor” e o seriado:: “ O Sítio do Picapau Amarelo”. Em 1980, fez a novela: “ Chega Mais”. Em 81, outra novela: “ O Amor é Nosso”. Em 81: “ Jogo da Vida”.Em 82: “ Final Feliz”, E em 1987: “ Sassaricando”. Todas novelas da Rede Globo.

Em outros trabalhos:

Ney Santanna ainda fez direção de filmes curtas –metragens, como: “ Sonhei com Você” e “ Cadê a Massa?”. Também é roteirista e produtor –executivo de filmes.

Ney Santanna foi casado com a atriz Nádia Lippi.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação