MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NAZARENO DE BRITO


O nome completo dele é Nazareno Fortes de Brito. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 1925. É compositor e produtor musical. É também autor de letras de sambas, foxes e boleros. Nazareno de Brito faleceu em 27 de agosto de 1981, também no Rio de Janeiro.

A primeira música de Nazareno de Brito que foi gravada, foi “Neurastênico”, um fox e a gravação foi em 1954, na gravadora Copacabana. A letra era assim: “Brurr…rrum!. Mas que nervoso estou!. Brurr..…. Sou neurastênico!. Brurr….! Preciso me tratar!. Senão eu vou pra Jacpepaguá”.Na gravação foi usado o solovox, que é um instrumento eletrônico, muito usado na época, pelas orquestras. No mesmo ano, e após esse sucesso, Nazareno, em parceria com Othon Russo, gravou: “Encantamento”, cantado por Ãngela Maria. Depois ele compôs: “ Joga a Rede no Mar”, “ Seu Relógio” e “ Medo da Noite”. Em 1955, em parceria com Newton Ramalho, Nazareno compôs: “ Adorei Milhões” e “ Fica Bonzinho”. Em seguida:” Lama de Estrelas”. No mesmo ano, ele fez sucesso com a canção de natal: “ Blim-Blem- Blam”. E inda a canção: “ Sem Porém nem Porque”, gravada por Cauby Peixoto..

Em 1956, em parceria com Enrico Simonetti, gravou o samba: “ Pra Que Falar”. Depois , foi a vez de: “ Meu Caso”, e “ Acaso”. Gravou então um LP: “ O Show Vai Começar” e “ O Mambo do Galinho”. E outro LP: “ Canção do Rouxinol”. Em 1957, pela Continental, gravou: “ Como É Bom Recordar”. E pela Polydor,gravou: “Esquecimento”.

Nazareno de Brito era muito conceituado e suas músicas faziam sucesso. Foi então convidado para ser diretor artístico de gravadoras. Foi diretor da: Copacabana, Polidor, RG e Continental. Foi ainda produtor de shows no Rio , em São Paulo e em Minas Gerais. Lançou vários cantores, como Jamelão,e Elis Regina, de quem produziu o primeiro LP, em 1961..

Nazareno de Brito continuou tendo várias outras letras de músicas gravadas. Foi muito respeitado, durante toda sua vida.Faleceu cedo. Estava com apenas 56 anos de idade.

Em jovem, Nazareno foi major do Exército Brasileiro, tendo sido combatente na II Guerra Mundial.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação