MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NANA CAYMMI


O nome civil de Nana Caymmi é Dinair Tostes Caymmi. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de abril de 1941. É filha do grande cantor e compositor brasileiro Dorival Caymmi. Já por sua genética, Nana sempre gostou de música, assim como seus irmãos Dori e Danilo.

Em 1960 começou a entrar no ramo artístico. Sua 1ª atuação artística foi em 60, ao lado do pai, quando participou da gravação da faixa:” Acalanto”, música feita por seu pai para ela, ao nascer. Em 26 de abril, lançou seu 1º disco solo, um 78 RPM, com as músicas “ Adeus” e “ Nossos Beijos”. Em seguida assinou contrato com a TV Tupi, do Rio de Janeiro.

Em 1961, namorou e casou-se com o médico Gilberto José Aponte Paoli, mudando-se para a Venezuela, onde nasceram suas duas filhas: Stella Teresa e Denise Maria. Depois ela se desquitou e voltou para o Brasil, grávida,e nasceu João Gilberto,o 3º filho desse casamento, em 1966. O marido apenas colaborou com as despesas.

No Brasil, Nana Caymmi venceu o 1º Festival Internacional da Canção , da TV Globo, com a canção: “ Saveiros”. Ainda nesse ano assinou contrato com a TV Record, em São Paulo.

Aí aconteceu seu 2º casamento com o cantor e compositor Gilberto Gil.

Em 1970, Nana começou uma fase de muitas viagens internacionais, sempre fazendo sucesso e recebendo elogios. Em 1974, gravou o LP: “ Nana Caymmi”, que vendeu 20 mil discos.Em 75 gravou outro LP. Em 76, foi contemplada com o “Troféu Villa- Lobos”,como Melhor Cantora do Ano.

Fez então vários shows e muitas de suas músicas entraram como trilha em novelas globais., como aconteceu nas novelas: “ Pecado Capital”, “ Sinal de Alerta”, “ Brilhante”, “ Champagne” e outras.

Em 1979, Nana casou-se com o cantor e compositor Cláudio Nucci, de quem se separou em 1984.

A cantora passou a fazer vários shows e também muitas viagens. Em 1983, gravou pela Odeon: “ Voz e Suor”. Esteve na França, em Portugal, na Espanha, sendo sempre muito respeitada e aplaudida.

Em 1987, nasceu sua 1ª neta Marina.

Em 1989, seu filho João Gilberto, do 1º casamento, sofreu grave desastre de motocicleta. A cantora se afastou de tudo e ficou apenas cuidando do filho.por um largo espaço de tempo.

Só em 1991, voltou a cantar, e fez, junto com o irmão Danilo, o “ Show Festival”. E nesse espetáculo participaram também Tom Jobim e Dorival Caymmi.

Em abril de 92, nasceu sua 2ª neta Carolina.

Nana voltou às viagens e aos shows. Em 1998, gravou o CD: “ Resposta ao Tempo”, que foi música da minissérie:” Hilda Furacão”, também da TV Globo.

Nos anos 2000/2001/2002/2003/2004/2005 a cantora gravou CDs importantes a cada ano.

Em 2008, vieram a falecer Dorival Caymmi e Stella Maria, os pais de Nana, o que a deixou muito abalada.

No final do ano, ou seja, em dezembro do mesmo ano, a cantora participou do programa “ Som Brasil”, da Rede Globo, em homenagem a Dorival Caymmi, seu pai.

Em 2009, Nana gravou o álbum: “ Sem Poupar Coração” e o francês Georges Gachot está preparando um documentário sobre a cantora.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação