MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


NÁDIA LIPPI


Nádia Lippi nasceu em São Paulo, no dia 12 de março de 1956.

Começou a carreira ainda menina, na novela de Teixeira Filho, “A Pequena Órfã”, em 1968, na TV Excelsior. Ela entrou para viver o papel titulo numa segunda fase, substituindo Patrícia Ayres, que fez imenso sucesso. E deu conta.

A partir daí emendou uma novela atrás da outra. Na mesma emissora fez “A Menina do Veleiro Azul”. Foi para a TV Record e atuou em “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Tilim” e “O Príncipe e o Mendigo”. Contratada pela TV Tupi foi escalada para “Signo da Esperança”, “A Revolta dos Anjos”, “Rosa-dos-Ventos”, “A Barba-Azul”, “Sheik de Ipanema”, “Um Dia, o Amor” e “Tchan! A Grande Sacada”.

Nos seu tempo de TV Tupi sua marca maior era a da ninfeta que incendiava a imaginação dos rapazes da época. Como integrante do cast da TV Globo participou de “Pecado Rasgado”, “Pai Herói”, “Chega Mais”, “As Três Marias”, “Brilhante”. NaTV Globo apresentou também o programa ‘‘Geração 80’, num estilo discoteca . Ia ao ar domingo às 17h. Ela tinha como companheiro o ator Kadu Moliterno. E esteve em alguns episódios do “Você Decide”.

Nos anos 70 Nádia Lippi foi presença constante no cinema, atuando nas famosas pornochanchadas: comédias e dramas eróticos de grande sucesso. Começou em 1973 no filme “A Virgem”, dirigida pelo ator e cineasta Dionísio Azevedo. Fez vários filmes do gênero, sendo um dos mais famosos `A Árvore dos Sexos´(1977), de Sílvio de Abreu, onde fez par com o ator Ney Sant´Anna, também diretor de cinema e filho do grande cineasta Nelson Pereira dos Santos. Nádia Lippi casou-se com ele e fez dois filmes dirigidos pelo seu sogro: “Na Estrada da Vida” e “Insônia”. Nos anos 80 Nadia esteve em dois filmes dos Trapalhões.

Depois de longo tempo afastada das telas e da telinha, Nádia, à convite do diretor Walter Avancini, aceitou participar do elenco da novela `Brida´, em 1998, na Manchete. A novela teve um fim abrupto em função da crise da emissora. Em 2005 Nádia Lippi fez uma participação especial em 5 capítulos da novela “Prova de Amor”, da TV Record.

É mãe de Thalita Lippi, que participou da oitava edição do reality show “Big Brother Brasil”, na TV Globo.

Nádia Lippi atualmente tem um salão de beleza no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação