MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MUSSUM


Antônio Carlos Bernardes Gomes nasceu no Rio de Janeiro, no Morro da Mangueira, em 7 de abril de 1941.

O apelido de Mussum foi dado pelo ator Grande Otelo. Em 1967, foi apresentado a Chico Anysio e começou a participar da “Escolinha do Professor Raimundo“, na TV Tupi. Começou então a cantar, com o grupo Os Originais do Samba, e fizeram um grande sucesso, gravando 12 discos, realizando uma grande quantidade de shows e colocando várias canções nas paradas de sucesso.

Em 1972, na TV Record, se integrou ao elenco do programa de humor “Os Insociáveis” que tinha Renato Aragão e Dedé Santana no elenco, e em 1975, passou para o programa “Os Trapalhões”, que estreou na TV Globo com Renato Aragão, Dedé, Zacarias e Mussum, e foi uma das atrações de maior audiência da emissora por vários anos.

Mussum também era um amante do samba, e enquanto pode, dividiu a participação como humorista e como cantor do grupo Originais do Samba. Ele criou algumas expressões muito populares e que caíram no gosto do grande público e se transformaram em bordões usados por todos os brasileiros.

No Cinema participou de todos os filmes dos Trapalhões de 1976 a 1991: “O Trapalhão no Planalto dos Macacos”; “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão”; “O Rei e os Trapalhões”; “O Cinderelo Trapalhão”; “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”; “O Incrível Monstro Trapalhão”; “Os Saltimbancos Trapalhões”; “Os Vagabundos Trapalhões”; “Os Trapalhões na Serra Pelada”; “O Cangaceiro Trapalhão”; “Atrapalhando a Suate”; “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz”; “A Filha dos Trapalhões”; “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”; “Os Trapalhões no Rabo do Cometa”; “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”; “Os Trapalhões no Auto da Comparecida”; “Os Fantasmas Trapalhões”; “Os Heróis Trapalhões – Uma Aventura na Selva”; “O Casamento dos Trapalhões”; “A Princesa Xuxa e os Trapalhões”; “Uma Escola Atrapalhada”; “O Mistério de Robin Hood” e “Os Trapalhões e a Árvore da Juventude”.

Mussum teve vários relacionamentos amorosos e cinco filhos, cada um com uma mulher. Entre eles estão Antonio Carlos que adotou o nome artístico de Mussunzinho e que desde 2005 atua em novelas e programas da TV Globo.

Mussum adoeceu de repente, teve problemas de coração e veio a falecer em 29 de julho de 1994, em São Paulo, após uma rejeição de um transplante de coração, aos 53 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação