PRÓ-TV


MUSSUM


O nome verdadeiro de Mussum era Antônio Carlos Bernardes Gomes. Ele nasceu no Rio de Janeiro, no Morro da Mangueira, em 7 de abril de 1941. Seu apelido foi dado pelo ator Grande Otelo. Em 1969 foi apresentado a Chico Anysio e começou a participar da “Escolinha do Professor Raimundo”, na TV. Começou então a cantar, com o grupo “Os Originais do Samba”. Gravou 12 discos .

Em 1976 passou a trabalhar com: “Os Trapalhões”. Foi com: Renato Aragão, Dedé e Zacarias para a Rede Globo de Televisão. Ele era um amante do samba, mas criou algumas expressões muito repetidas, por todos os brasileiros.

Em 1969, fez: “Meu Adorável Mendigo”; “O Trabalhão no Planalto dos Macacos”. Em 1977 fez “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão”. Em 1979: “O Rei e os Trapalhões”; “O Cinderelo Trapalhão”. Em 1980 fez: “Os Três Mosqueteiros Trapalhões”; “O Incrível Mestre Trapalhão”. Em 1981: “Os Saltimbancos Trapalhões”. Em 1982, fez: “Os Vagabundos Trabalhões”; “Os Trapalhões na Serra Pelada”. Em 1983 fez: “O Cangaceiro Trapalhão”; “Atrapalhando a Suate”. Em 1984 fez: “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz”; “A Filha dos Trapalhões”. Em 1985: “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”.

Em 1986 fez: “Os Trapalhões no Rabo do Cometa” e “Os Trabalhões e o Reino do Futebol”. Em 1987 fez: “Os Trapalhões no Auto da Comparecida” e “Os Fantasmas Trapalhões”. Em 1988 fez: “Os Heróis Trapalhões – “Uma Aventura na Selva” e “O Casamento dos Trapalhões”; “A Princesa Xuxa e os Trapalhões”. Em 1990 fez: “Uma Escola Atrapalhada” e “O Mistério de Robin Hood”.

Em 1991 fez: “Os Trapalhões e a Árvore da Juventude”. Infelizmente, Mussum adoeceu de repente e veio a falecer em 29 de julho de 1994, aos 53 anos. Foi um grande drama para todos, mas principalmente para o grupo, que já havia perdido Zacarias em 1990. Em poucos anos, duas perdas, um grande baque na emoção e no sentimento de todos. Mussum foi também roteirista, nos filmes: “Os Trapalhões no Rabo do Cometa” e “Atrapalhando a Suate”.

Antonio Carlos, um de seus filhos, adotou o nome artístico de Mussumzinho e desde 2005 atua em novelas e programas da TV Globo.

Fonte:Giovane Prando, pesquisador de Erechim (RS).

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais