MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MILTON RIBEIRO


Milton Ribeiro nasceu na cidade de Passos, interior de Minas Gerais, em 21 de agosto de 1919.

Transferiu-se para São Paulo e ligou-se à arte ainda cedo. Começou sua carreira artística como cantor, mas logo passou a ator. Ele iniciou na Rádio Cruzeiro do Sul, em 1944. Depois passou para as Rádios Tupi e Difusora, de São Paulo.

Começou a trabalhar em Televisão, na pioneira TV Tupi de São Paulo e ali atuou por vários anos. Mas seu tipo físico o levou para o cinema. Ele era homem de pele queimada e cabelo encaracolado. Um verdadeiro nordestino. Foi seu tipo físico e sua voz grave, que fizeram com que ele fosse escolhido para o filme “O Cangaceiro”, da Companhia Vera Cruz, em 1953 para viver o cangaceiro Galdino, inspirado em Lampião, o rei do cangaço, dirigido por Lima Barreto.

No cinema brasileiro ele virou o ator preferido pelos cineastas e produtores para estrelar filmes sobre cangaço, e quase sempre interpretando Lampião.

A partir de “O Cangaceiro”, que foi um sucesso internacional, Milton Ribeiro se tornou um dos principais atores do nosso cinema.

Depois desse filme, vieram muitos outros, como: “Arara Vermelha”; “A Morte Comanda o Cangaço”; “O Cabeleira”; “Lampião, o Rei do Cangaço”; “O Diabo de Vila Velha”; “Corisco , o Diabo Loiro” e “Meu Nome É Lampião”, entre os mais conhecidos.

Na Televisão ele estreou em 1952 no “Grande Teatro Tupi” e também esteve no seriado “O Vigilante Rodoviário” e na novela “O Tempo e o Vento” em 1967.

Milton Ribeiro faleceu em 16 de março de 1972, na cidade de São Paulo, em função de infarto fulminante, aos 52 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação