MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MIGUEL FARIA JR


Miguel Faria Junior nasceu em 28 de setembro de 1944, no Rio de Janeiro.

Se tornou produtor, roteirista e diretor de Cinema e foi casado com a atriz e diretora Suzana de Moraes, filha de Vinícius de Moraes.

A estréia no Cinema foi em 1969 com o longa “Pedro Diabo Ama Rosa Meia Noite”. No ano seguinte dirigiu o longa “Pecado Mortal”, estrelado por sua esposa, Fernanda Montenegro e José Lewgoy.

Em 1974 realizou o filme “Um Homem Célebre” com Walmor Chagas e em 1977 foi a vez de “Na Ponta da Faca”, estrelado por Stepan Nercessian.

O maior sucesso de Miguel Faria Jr no Cinema foi a direção de “A República dos Assassinos”, longa realizado em 1979, e estrelado por Tarcísio Meira e Anselmo Vasconcelos.

Ele também dirigiu “Para Viver um Grande Amor” que foi estrelado por Patrícia Pillar e o casntor e compositor Djavan e “Stelinha”, o grande vencedor como Melhor Filme e Melhor Direção no Festival de Cinema de Gramado, em 1990, e estrelado por Esther Góes e Marcos Palmeira.

Miguel Faria Jr, dirigiu em 2001 o longa “O Xangô de Baker Street”, baseado no livro homônimo de Jô Soares e estrelado pelo ator portugues Joaquim Almeida.

Seu último filme foi o documentário “Vinícius”, de 2005, sobre seu ex-sogro, o compositor e poeta Vinícius de Moraes.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação