PRÓ-TV


MAYSA


Maysa Figueira Monjardim era maisconhecida como Maysa Matarazzo e seu nome artístico era simplesmente Maysa. Elanasceu na capital paulista, em 6 de junho de 1936. Filha de uma tradicionalfamília do Espírito Santo , tinha lindos olhos claros e erabastante bonita, mas gostava de brincar de bola na rua, pois foi criadaperto do mar, na Praia de Botafogo. Aos 18 anos, a mocinha bonita casou-se comum homem 20 anos mais velho, que era o empresário André Matarazzo. Com eleteve o filho Jayme, que, quando adulto, passou a ser um importante diretor eprodutor de televisão e cinema.O menino foi criado pela avó. Maysa começou acompor canções e a cantar, o que desagradou o marido e eles se separaram. Elafoi então cantar no João Sebastião Bar , em São Paulo e logo começou afazer sucesso. As letras de suas canções eram sensuais e sua voz também . Eramarcante e, pode-se dizer que ela criou um gênero musical diferente, imitadodepois por algumas cantoras de nome. Maysa tinha contato com vários músicos, efez excursões por muitas cidades do Brasil, muitas vezes ao lado do pianistaPedrinho Mattar. Os shows sempre lotavam e suas músicas de “dor decotovelo”, como diziam, faziam até homem chorar. Ela celebrizou váriascanções, com sua interpretação e suas letras. Gravou: “FelicidadeInfeliz”,”Ouça”; “Adeus”; “Agonia”;”Meu Mundo Caiu”; “Tarde Triste”;”Rindo de Mim”;”O Barquinho” e várias outras. Ela compôs 26 canções. E todasfizeram sucesso. Também consagrou músicas de outros compositores,como:”Bloco da Solidão”, de Jair Amorim;” Bom DiaTristeza”, de Adoniran Barbosa e Vinícius de Moraes;”Ne MeQuite Pas”, de Jacques Brel. E muitas outras.

A moça Maysa, irrequieta einteligente, também atuou no teatro e na televisão, onde fez as novelas:”O Cafona”, e “Bravo”, na TV Globo; fez “Bel Amy”,na TV Tupi, de São Paulo. Fez também muitos shows importantes.

Um trágico acidenteautomobilístico, em 1977, matou Maysa Matarazzo. Ela estava sozinha em seucarro, na Ponte Rio- Niterói, quando abalroou o gradil de proteçãolateral. E morria ali a grande Maysa, um dos maiores mitos da músicabrasileira.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais